REPRESENTAÇÕES SOBRE A ESCRITA DE GÊNEROS DO DISCURSO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Este artigo discute as representações de alunos da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública do município de Goiânia sobre a escrita de gêneros do discurso nas aulas de Língua Portuguesa. As reflexões sobre o contexto estudado ocorreram a partir de um estudo de caso de base qualitativa. Na análise dos dados, consideram-se os conceitos de representação (SILVA, 2001a, 2001b, 2010, 2014) e as discussões sobre os gêneros (BAKHTIN; VOLOCHINOV, 2006; BAKHTIN, 2003; MARCUSCHI, 2005; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). Os resultados apontam que, em geral, os estudantes consideraram importante aprender a língua portuguesa para conseguirem bons resultados em provas de processos seletivos, como o ENEM e vestibulares, e, consequentemente, ingressarem na universidade. Além disso, atribuíram bastante relevância ao aprendizado da estrutura composicional do gênero discursivo e reconheceram que é necessário utilizá-lo para interagir socialmente.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).