SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO TOCANTINS – SAETO: UM OLHAR SOBRE OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE FRAÇÃO EM PROVAS DO 5º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Fração. Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins. Ensino de Matemática. Significados de Fração.

Resumo

Este artigo se configura como parte do trabalho de dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins – PPGE, no qual se propôs analisar questões de fração das provas do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins – SAETO, no período de 2011 a 2018. Para este trabalho propomos a análise de quatro questões de Matemática que tratam do conteúdo de fração. Este trabalho teve como objetivo analisar os diferentes significados de fração presentes em questões de provas do SAETO do 5º e 9º Anos do Ensino Fundamental, sendo três questões do 5º Ano (2011; 2017 e 2018) e uma questão do 9º Ano (2014). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que se fez uso de consulta bibliográfica e documental. As análises inspiram-se nos cinco significados de fração, a saber, número, medida, parte-todo, quociente e operador multiplicativo, proposto por Nunes et al (2003) e outros. Os resultados indicam que no período de 2011 a 2018, não foi possível identificar problemas envolvendo o significado “medida”, o que requer dos organizadores um cuidado especial ao elaborarem questões de provas do SAETO para lidar com o conteúdo de fração.

Biografia do Autor

Severino Roberto de Lima, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Goiana (FFPG). Professor efetivo da Educação Básica na Rede Estadual do Tocantins.

Idemar Vizolli, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente permanente do programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PPGEA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

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Publicado
2022-03-11