TOPONOMÁSTICA, MULTILETRAMENTOS E BNCC: SUGESTÕES PEDAGÓGICAS PARA ABORDAGEM DOS NOMES DE LUGARES NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Em vista das contribuições da abordagem dos multiletramentos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que versem sobre as multiplicidades que se fazem presentes no cotidiano social, tanto de ordem cultural, política, ética, como aquelas relacionadas aos vários modos de significar característicos dos textos que circulam na sociedade hodierna, neste artigo, apresentam-se sugestões para aplicação da Toponomástica no contexto do Ensino Fundamental orientadas por essa abordagem, as quais partem do documento normativo oficial que norteia o conjunto das aprendizagens essenciais que devem integrar os currículos das escolas brasileiras, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As propostas delineadas visam fomentar o desenvolvimento da competência do aluno enquanto usuário da língua, partindo do topônimo, bem como conduzi-lo à percepção de como o nome de lugar se integra à história da comunidade, a fim de que ele possa compreender a importância das raízes culturais para a constituição de sua própria identidade e da necessidade de preservação desses lugares.
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