ANÁLISE DAS PALAVRAS DE ORIGEM TUPI QUE SE REFEREM A BEBIDAS NOS DICIONÁRIOS FORNECIDOS PELO PNLD (2012) PARA O ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Dicionários Escolares. Língua Tupi. Língua Portuguesa. Léxico.

Resumo

Este artigo discute a importância dos dicionários escolares como ferramentas eficazes no processo de ensino aprendizagem. No Brasil as escolas públicas recebiam os dicionários para serem utilizados em sala de aula, que são catalogados de acordo com o ano/série de cada educando e são divididos em quatro categorias: Tipo 1 − 1º ano do Ensino Fundamental; Tipo 2 − entre o 2º e o 5º ano do Ensino Fundamental; Tipo 3 − entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental; Tipo 4 − Ensino Médio. O objetivo deste artigo é analisar os nomes de bebidas, cujos significantes são de origem Tupi, suas entradas e microestruturas presentes nos dicionários do Tipo 4, aprovados no PNLD 2012. O estudo é alicerçado no Dicionário Histórico das Palavras Portuguesas de Origem Tupi (CUNHA, 1999), a partir do qual são analisados o Dicionário Houaiss Conciso (HOUAISS, 2011); o Dicionário da Língua Portuguesa Evanildo Bechara (BECHARA, 2011); o Novíssimo Aulete Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa (GEIGER, 2011); o Dicionário UNESP do Português Contemporâneo (BORBA, 2011). Por fim, no levantamento ficou evidenciado que algumas palavras que figuram no dicionário de Cunha (1999) não foram encontradas em nenhum dos dicionários, e que as definições poderiam ser de maior clareza em relação ao significado para os educandos do Ensino Médio.

Biografia do Autor

Nunes Xavier Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorando em Ensino de Língua e Literatura na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é professor do Ensino Fundamental e Ensino Médio, da Rede Estadual de Ensino de Goiás - Colégio Estadual Dom Cândido Penso, Aruanã-GO. 

Ana Cláudia Castiglioni, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutora em Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de São José do Rio Preto/SP.  Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008). Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Referências

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Publicado
2022-04-08