PERSPECTIVAS ÉTICAS PARA NUDGES NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS BRASILEIRAS
Resumo
Desde quando a “teoria dos nudges” foi externada por Thaler e Sunstein (2008), há um debate acadêmico acerca de sua legitimidade ética, uma vez que ela propõe pequenas manipulações ao contexto dentro do qual uma decisão é tomada, visando estimular comportamentos. Nesse cenário, reconhecendo a complexidade de generalizar aspectos éticos dessa ferramenta, o presente trabalho objetiva analisar orientações éticas aptas a legitimar o uso de nudgesno campo específico das Instituições Científicas e Tecnológicas vinculadas ao Poder Público brasileiro (ICT). Investigou-se, para tanto, o Estado da Arte sobre nudges e ética nas bases da Scopus e da Web of Science, de maneira que a pesquisa se caracteriza por ser bibliográfica, exploratória, com método dialético e abordagem qualitativa. Tendo em vista a literatura analisada, foram listadas orientações éticas mínimas a serem observadas no processo de implementação da ferramenta, bem como foi sugerida uma agenda de pesquisa futura sobre o tema.
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