JORNALISMO E LITERATURA NOS TEMPOS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL: UMA ANÁLISE DOS TEXTOS DE GEORGE ORWELL E RUBEM BRAGA

Palavras-chave: Jornalismo de Guerra. Literatura. Gêneros do Discurso. Correspondência de Guerra.

Resumo

Para descrever uma guerra, é possível que o correspondente não se prenda apenas ao gênero jornalístico, principalmente quando ele não pertence somente a este campo. Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar os textos produzidos durante a Segunda Guerra Mundial pelos correspondentes George Orwell e Rubem Braga. Mais especificamente, serão estudados os elementos constitutivos de duas narrativas de cada autor, extraídas dos livros “Crônicas da Guerra na Itália” (Braga) e “Literatura e Política: Jornalismo em tempos de guerra” (Orwell), observando suas semelhanças e diferenças em relação às estratégias discursivas utilizadas para a cobertura de guerra. Desse modo, parte-se da ideia das visadas enunciativas, assim como os gêneros predominantes nos discursos jornalístico e literário como estratégia de captação, além de mostrar certa heterogeneidade presente na cobertura de guerra enquanto discurso.

Biografia do Autor

Gisela Cardoso Teixeira, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestra em Estudos de Linguagens, na linha de pesquisa Discurso, Mídia e Tecnológica, no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. O “Discurso de Outrem”. In: Marxismo e Filosofia da Linguagem. 6. ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1992. p. 144-154.

________. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 277-327.

BRAGA, Rubem. Confusões. In: Crônicas de guerra na Itália. Rio de Janeiro: 3ª ed. Record, 1996. p. 96-97.

________. A procissão de guerra. In: Crônicas de guerra na Itália. Rio de Janeiro: 3ª ed. Record, 1996. p. 48-49.

CHARAUDEAU, Patrick. Um modelo sócio-comunicacional do discurso: entre situação de comunicação e estratégias de individualização. In: STAFUZZA, Grenissa& DE PAULA, Luciane (Orgs). Da análise do discurso no Brasil à análise do discurso do Brasil. Uberlândia: Edufu, 2010.

________. Visadas discursivas, gêneros situacionais e construção textual. In: MACHADO, I. L. & MELLO, R (Orgs). Gêneros: Reflexões em Análise do Discurso. Belo Horizonte: NAD/FALE UFMG, 2004.

KESKE, Humberto Ivan. O new journalism entre o factual e o ficcional: das aproximações entre literatura e jornalismo. In: Animus. Santa Maria, v. 5, n. 1, p. 133-150, jan./jun., 2006.

LIMA, Edvaldo Pereira. Páginas ampliadas: o livro-reportagem como extensão do jornalismo e da literatura.2 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

MAINGUENEAU, Dominique. Do Discurso ao Interdiscurso. In: Novas Tendências em Análise do Discurso. Pontes: Unicamp, 1997.

MARQUES, Ester. Estruturas do Discurso Jornalístico. 2008. Disponível em < http://www.intercom.org.br/papers/regionais/nordeste2008/resumos/R12-0528-1.pdf>. Acesso em 27 de janeiro de 2017.

MEDINA, Cremilda. Povo e personagem. Canoas: Editora da Ulbra, 1996.

ORWELL, George. Aliados enfrentam crise de alimentos na Alemanha. In: LOPES, Sérgio. (tradução). Literatura e política: jornalismo em tempos de guerra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. p. 68-71.

________. Camponeses bávaros ignoram a guerra. In: LOPES, Sérgio. (tradução). Literatura e política: jornalismo em tempos de guerra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2006. p. 72-75.

REBECHI JUNIOR, Arlindo; VOLCEAN, Tamires. As crônicas de guerra dos correspondentes Rubem Braga e Joel Silveira: análise dos elementos constitutivos da narrativa. In: Intercom. Jun. (2016). Disponível em <http://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2016/resumos/R53-0990-1.pdf>. Acesso em 30 de maio de 2017.

SEFERIN, Carolina Timm. Entre o jornalismo e a literatura: um estudo de Na pior em Paris e Londres, de George Orwell. Disponível em <http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/77213>. Acesso em 24 de janeiro de 2017.

SODRÉ, Muniz. A narração do fato: notas para uma teoria do acontecimento. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos