A LEITURA DE HQ’s EM SALA DE AULA: UM ESTUDO SOB A ÓPTICA DA LINGUAGEM BAKHTINIANA

  • Ádria Graziele Pinto UNISC
  • Cristiane Dall' Cortivo Lebler UNISC

Resumo

A presença de imagens carregadas de intenções inunda nossos olhos e mentes. Porém, mesmo condicionados a relacioná-las a algum tipo de significação, muitas vezes não nos indagamos acerca do potencial encoberto nessa modalidade. Essa atitude faz com que certos enunciados subjacentes, que podem direcionar a nossa interpretação durante a leitura de imagens, passem despercebidos, diminuindo as chances de uma interpretação consistente. Neste artigo, refletimos a respeito dos possíveis trajetos que a leitura de HQ’s, em especial as graphic novels, podem proporcionar em um contexto de sala de aula ao encararmos o gênero como uma oportunidade de exercitarmos a capacidade de inferir significados em um mundo pictórico. Apresentamos a interpretação do romance gráfico Pílulas azuis (2016), do cartunista Frederik Peeters, associada à noção de signo ideológico, proposta pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin (1981), a qual explora o signo como uma categoria profundamente relacionada à ideologia.

 

PALAVRAS-CHAVE: Signo ideológico. Multimodalidade. Leitura. Graphic novel.

Biografia do Autor

Cristiane Dall' Cortivo Lebler, UNISC

Possui graduação em Letras/Português pela Universidade Federal do Rio Grande (2006). É Mestre (2009) e Doutora (2013) em Letras - área de concentração Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul com dissertação e tese na linha de pesquisa Texto, Enunciação, Discurso: teoria e prática. Atualmente, atua como professora do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul.É vice-lider do grupo do grupo de pesquisa Linguagem e Cognição (UNISC) eintegrante do grupo de pesquisa O ensino da leitura e da escrita pela perspectiva da Teoria da Argumentação na Língua (PUCRS). É coordenadora adjunta do curso de Letras EaD da Unisc. Além disso, é membro do Grupo de Trabalho da Anpoll Linguística do Texto e Análise da Conversação. Áreas de interesse: Ensino de língua materna; Semântica; Argumentação; Enunciação.

Publicado
2018-07-19