A LUTA PELA LIBERDADE NA FORMAÇÃO DO BRASIL: TRABALHO ESCRAVO E TRABALHO LIVRE EM QUESTÃO

  • Josiley Carrijo Rafael Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Palavras-chave: Liberdade. Formação do Brasil. Trabalho Escravo. Trabalho Livre.

Resumo

O artigo visa analisar o processo de formação do Brasil, com ênfase nas lutas travadas pelas pessoas escravizadas, no contexto de relação híbrida entre trabalho escravo e trabalho livre, sendo esse último uma condição não universal. O objetivo da análise é demonstrar como os interpretes do Brasil apresentam interpretações conflitantes sobre o significado da luta da população negra na busca pela liberdade, interpretações que colocam em xeque o reconhecimento da tomada de consciência das pessoas escravizadas na sua relação com os seus semelhantes e com os senhores proprietários. A não universalidade dos sujeitos livres implicou na análise que apresentamos no decorrer do texto, nomeando essa condição como “liberdade branca”, em razão da hierarquia das relações raciais que desumanizavam os povos negros e indígenas. Com isso, o artigo busca evidenciar como a questão da liberdade, seja o debate sobre as liberdades democráticas formais (liberdades adjetivadas) ou a liberdade como expressão da emancipação humana, só pode ser analisada em nossa realidade tomando como elemento estruturante as determinações que marcam nosso processo de formação social, econômica, política e cultural.

Biografia do Autor

Josiley Carrijo Rafael, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Assistente Social. Doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFMT). Mestre em Educação pela UFMT. Docente e Pesquisador no Departamento de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Política Social da UFMT.

Referências

COUTINHO, Carlos Nelson. Uma imagem marxista do Brasil. In: IAMAMOTO, Marilda Villela; BEHRING, Elaine Rossetti (Orgs.). Pensamento de Octavio Ianni: um balanço de sua contribuição à interpretação do Brasil. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.

DRUMMOND, Carlos. Portão. In: DRUMMOND. Carlos. Boitempo – esquecer para lembrar. 7ª edição. Rio de Janeiro: Record, 2006.

ERKERT, Jonathan. Modos de Produção no Brasil: escravidão e forma jurídica. São Paulo: Ideias & Letras, 2018.

FERNANDES, Florestan. Sociedade de Classes e Subdesenvolvimento. 2ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

GORENDER, Jacob. A escravidão reabilitada. São Paulo: Expressão Popular, 2016.

HOBSBAWM, Eric. Viva la Revolución: a era das utopias na América Latima. 1ª edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

IANNI, Octavio. As Metamorfoses do Escravo: Apogeu e crise da escravatura no Brasil Meridional. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1962.

IANNI, Octavio. Raças e Classes Sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1966.

IANNI, Octavio. Escravidão e Racismo. São Paulo: Hucitec, 1978.

IANNI, Octavio. A questão social. In: Revista da USP. Set-Nov. São Paulo: USP, 1989. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/25490/27236

LOCKE, John. Segundo Tratado sobre o Governo Civil. Tradução: Marsely de Marco Dantas. São Paulo: EDIPRO, 2014.

LOSURDO, Domenico. Contra-História do Liberalismo. Tradução: Giovanni Semeraro. Aparecida: Ideias & Letras, 2006.

LUKÁCS, György. Para uma Ontologia do Ser Social II. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. O Capital: Critica da economia política. Livro 1: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. Miséria da Filosofia. São Paulo: Boitempo, 2017.

MOURA, Clovis. Os Quilombos e a rebelião negra. Coleção Tudo é História. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981a.

MOURA, Clovis. Rebeliões da Senzala. 3ª edição. Coleção: A questão social no Brasil. Volume 6. São Paulo: Editora Ciências Humanas, 1981b.

MOURA, Clovis. Brasil: Raízes do protesto negro. São Paulo: Global Editora, 1983.

MOURA, Clovis. Sociologia do Negro no Brasileiro. Série Fundamento. Número 34. São Paulo: Editora Ática, 1988.

MOURA, Clovis. Dialética Radical do Brasil Negro. São Paulo: Editora Anita, 1994.

MOURA, Clovis. Quilombos – resistência ao escravismo. São Paulo: Expressão Popular, 2020.

RAFAEL, Josiley Carrijo. O charme da liberdade: entre o hibrido e o ruído no campo teórico-político do valor central do Serviço Social brasileiro. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro: PPGSS/UFRJ, 2018.

RAFAEL, Josiley Carrijo. Liberdade em questão: fundamentos teóricos e políticos. Cuiabá: EdUFMT, 2020a.

RAFAEL, Josiley Carrijo. Liberdade e sociabilidade burguesa: concepções e compromissos antagônicos. In: FORTI, Valéria & GUERRA, Yolanda (Orgs.). Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social. Fortaleza: Socialis Editora, 2020b.

SAES, Décio. A formação do Estado burguês no Brasil (1888-1891). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

Publicado
2021-12-16