A TRANSFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA PANDEMIA: DISCURSOS PROFISSIONAIS NA (RE) CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UMA PROFESSORA NEGRA NA REGIÃO NORTE DO BRASIL
Resumo
O artigo objetiva refletir sistematicamente a (re)construção de identidade de uma professora negra no contexto tecnológico digital/virtual e de pandemia da Covid-19, compreendendo as contribuições das crenças e das emoções como um percurso dessa (re)construção identitária fronteiriça. A pesquisa é qualitativa, de cunho interpretativo com análise das percepções do contexto atual de ensino de Língua Inglesa, utilizando excertos de questionário aberto e narrativa autobiográfica da professora participante da região norte do Brasil. O debate possibilita reflexão sobre a integração do Eu-pessoal com expectativas e demandas do Eu-profissional enquanto mais complexa do que a mera justa-oposição do EU versus o OUTRO para a constituição de identidade profissional mais autônoma, reflexiva, consciente, politicamente ativa e com agência, possibilitando aos professores em (trans)formação se instigarem e se engajarem no Borderland Discourse [Discurso de Fronteira].
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