A UTILIZAÇÃO DE CAIXAS DE LEITE PARA A CONSTRUÇÃO DO JOGO TANGRAM NO ENSINO DA GEOMETRIA

Palavras-chave: Educação Matemática, Jogos e Materiais Concretos, Tangram, Sustentabilidade

Resumo

Este artigo objetiva inspirar professores de Matemática quanto à utilização de materiais didáticos no ensino, possibilitando desenvolver aulas envolvendo temas transversais como o descarte correto de materiais, visando à preservação ambiental. Inúmeros são os desafios encontrados por professores e alunos no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. A utilização de materiais didáticos como Jogos e Materiais Concretos e, em especial, o Tangram, pode promover tanto uma alternativa metodológica de ensino para os docentes quanto uma maneira mais dinâmica e interativa de aprender alguns conceitos matemáticos por parte dos alunos, fazendo-o com a utilização desse recurso didático. O presente texto é resultante de uma pesquisa bibliográfica que, além de abordar temas como a importância do lúdico, dos laboratórios para o ensino de Matemática, dos jogos e materiais concretos, baseados na teoria piagetiana, almeja, como resultado, apresentar para professores a construção do quebra cabeça Tangram valendo-se de materiais descartados.

Biografia do Autor

Gabriel Di Angelo Ferreira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor e coordenador de área (Matemática) na rede estadual do Tocantins (SEDUC/TO).

Raylson dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) -  Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Kattia Ferreira da Silva

Doutoranda em Ensino de Ciências Exatas pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Professora do Magistério Superior da Universidade de Gurupi (UNIRG).

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor em Educação em Ciência e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT/REAMEC). Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Referências

ALMEIDA, P. N. Educação lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola,1995.
BARROS, J. J. P. O Tangram como Ferramenta Didática para a Matemática do Ensino Fundamental. 2016. 74 f. Monografia (Especialização) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
BEZERRA, A. V. R. C. A importância dos materiais concretos, os jogos, nas aulas de matemática. In: IV Fórum Internacional de Pedagogia - FIPED, Campina Grande, Parnaíba: Realize, p. 1-12, 2012.
BEZERRA, R. G.; SUESS, R. C. Abordagem do bioma Cerrado em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio. Holos, v. 1, p. 233-242, 2013.
BOYER, C. B. História da Matemática. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. 3. ed. Brasília: A Secretaria, 2001.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAMPOS, A. S. et al. O jogo como auxílio no processo ensino-aprendizagem: as contribuições de Piaget, Wallon e Vygotsky. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, 2020.
DAVIS, C. L. F. et al. Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula. Psicologia da Educação., n. 34, 2012.
FERREIRA, J. E.; PEREIRA, S. G.; BORGES, D. C. S. A importância da Educação Ambiental no Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Educação e Cultura, 7, 2013.
FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. In: Boletim da SBEM-SP, São Paulo, v. 4, n. 7, p. 5-10, 1990.
FONTANA, E. A. A importância do lúdico no ensino da matemática e estatística no ensino fundamental. In: CONFERÊNCIA SATÉLITE IASE: Experiências em sala de aula. Rio de Janeiro: SERJ, 2015.
GERVÁZIO, S. N. Materiais concretos e manipulativos: uma alternativa para simplificar o processo de ensino/aprendizagem da matemática e incentivar à pesquisa. In: Revista Eletrônica Paulista de Matemática, Bauru, v. 9, p. 42-55, jul. 2017.
MIRANDA, R. Estudo das Formas Geométricas Através da Utilização do Tangram. Dissertação – Mestrado em Matemática, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2015.
RODRIGUES, P. F. C.; ABREU, L. A. F.; AMBROSIO, R. J. A importância da utilização do laboratório de matemática como facilitador da aprendizagem: uma proposta no IFF - campos centro. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM, São Paulo, p. 1-7, jul. 2016.
SILVA, R. C. O papel do laboratório no ensino de matemática. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004, Recife: UFPE, 2004.
SUHR, I. R. F. Teorias do conhecimento pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Publicado
2023-01-31
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos