A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: A EXPANSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD NO OESTE DO PARANÁ

Palavras-chave: Curso de Pedagogia.EaD.Oeste do Paraná

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Tem como objetivo analisar a expansão da oferta do curso de Pedagogia a distância na região Oeste do Estado do Paraná, considerando como recorte temporal os anos 2005-2019, discutindo-se as premissas da concepção de formação inicial do professor e sua precarização, bem como a despolitização e desvalorização do trabalho docente intrínseca à modalidade. Para a pesquisa, utilizou-se como metodologia de trabalho a análise bibliográfica e documental tendo como fonte de consulta, sobretudo, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Pedagogia/EaD de uma IES localizada nessa região que será denominada no estudo de “Instituição X”. Dentre os resultados evidenciados, observou-se um significativo aumento no número de IES privadas nessa mesorregião a partir de 2005 e, nessa conjuntura, vem constituindo-se a propagação do curso de Pedagogia/EaD.O presente artigo é resultado de pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Tem como objetivo analisar a expansão da oferta do curso de Pedagogia a distância na região Oeste do Estado do Paraná, considerando como recorte temporal os anos 2005-2019, discutindo-se as premissas da concepção de formação inicial do professor e sua precarização, bem como a despolitização e desvalorização do trabalho docente intrínseca à modalidade. Para a pesquisa, utilizou-se como metodologia de trabalho a análise bibliográfica e documental tendo como fonte de consulta, sobretudo, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Pedagogia/EaD de uma IES localizada nessa região que será denominada no estudo de “Instituição X”. Dentre os resultados evidenciados, observou-se um significativo aumento no número de IES privadas nessa mesorregião a partir de 2005 e, nessa conjuntura, vem constituindo-se a propagação do curso de Pedagogia/EaD.

Biografia do Autor

Patrícia Cruz de Araújo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), 2019-2020. Professora da Rede Municipal de Toledo.

João Carlos da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Graduação em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1999). Doutorado em Educação pela Faculdade de educação/UNICAMP. Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB . Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É membro do Grupo de pesquisa HISTEDOPR- História, sociedade e educação no Brasil - GT Oeste do Paraná, Cascavel. Atua na área de Educação, com ênfase em História da Educação, nos temas: questões teórico-metodológicas da história da educação, história da escola pública, instituições escolares, fontes e arquivos.

Referências

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto Federal nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2005. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Brasília, DF: Presidência da República, 2006. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2021.

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Censo da Educação Superior - 2019. Resultados. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2019. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2021.

EVANGELISTA, O. A formação de professores no contexto atual. Fortaleza, 2019. 16 slides.

EVANGELISTA, Olinda; TRICHES Jocemara. Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia: docência, gestão e pesquisa. VII Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Pesquisa em Educação e Inserção Social, 2008, Itajaí. [Anais]. Santa Catarina: ANPEDSUL, 2008. Eixo: Políticas Públicas e Gestão Educacional, n° 11. Disponível em: . Acesso em: 31 ago. 2021.

DECKER, A. I. A formação docente no projeto político do Banco Mundial (2000-2014). Dissertação (Mestrado em Educação). Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, p. 234. 2015.

DERISSO, J. L. Construtivismo, pós-modernidade e decadência ideológica. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N., (Orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, cap. 3, p. 51–61.

DERISSO, J. L. Luta de classes, Trabalho Docente e Pedagogia Histórico-Crítica na Educação Escolar. Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v. 5, p. 47-58, dez. 2013.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

HOTZ, K. G.; ZANARDINI, I. M. S. Implicações do processo de reestruturação produtiva no Brasil para os trabalhadores e a educação. In: BORGES, L. F. P.; DEITOS, R. A. (Orgs.). Mudanças no capitalismo contemporâneo e Estado: as questões educacionais. Cascavel: EDUNIOESTE, 2012, bloco. 1, p. 73–96.

INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (IPARDES). Perfil do Oeste Paranaense. Disponível em: . Acesso em 28 ago. 2021.

MALANCHEN, J. Políticas de Educação a Distância: democratização ou canto da sereia?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.26, p. 209-216, jun. 2007 – ISSN: 1676-2584. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2021.

MALANCHEN, J. Políticas de formação de professores a distância no Brasil: uma análise crítica. Campinas: Autores Associados, 2015.

MARTINS, L. M. O legado do século XX para a formação de professores. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N., (Orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, cap. 1, p. 13–31.

PARANÁ. Portal Dia a Dia Educação. Programas e Projetos – Parfor/Seed. Curitiba: Secretaria da Educação. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2021.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Resolução n.º 2007/2005. Dispõe sobre a Formação Continuada por meio do Programa de Capacitação dos profissionais da educação da Rede Estadual de Educação Básica do Estado do Paraná. Disponível em: . Acesso em: Acesso em: 01 set. 2021.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Plano Estadual de Educação do Paraná (2015-2025), 2005. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2021.

SILVA. J. C. História e historiografia da educação na Região Oeste do Paraná: alguns apontamentos. Revista Humanidades. Fortaleza, v. 32, n. 1, p. 47-57, jan./jun. 2017. Disponível em: . Acesso em: 26 ago. 2021.
Publicado
2023-01-31
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos