ABORDAGEM PUBLICITÁRIA EM REDES SOCIAIS: O MULTILETRAMENTO RESSIGNIFICANDO O LER E ESCREVER

  • Karine Tiepo da Silva UPF
  • Ernani Cesar de Freitas UFP

Resumo

As estratégias argumentativas para venda de produtos não tem limites, ainda mais em um momento de grande expansão das redes virtuais e seus seguidores. Com base, principalmente, nas proposições de Bakhtin (2016), Fiorin (2006), Lemke (2010) e Rojo (2012), este trabalho objetiva analisar uma publicidade de modo a descrever relações dialógicas e atitudes responsivas neste contexto midiatizado das redes sociais, o que requer um leitor multiletrado. A análise será feita utilizando-se como corpus uma propaganda da Eurofarm sobre o medicamento Perlatte, que causou vários discursos pela forma criativa em que foi enlaçada e divulgada. Ademais, os múltiplos letramentos depreendidos dessa publicidade despertam o olhar para um novo perfil de leitura que engloba não só recursos linguísticos, mas também aspectos contextuais, imagéticos e digitais. Em relação à metodologia, trata-se de uma pesquisa descritiva e bibliográfica. Os resultados constatam que o “texto” ganhou novas formas de explorá-lo e, consequentemente, interagir com gêneros.

Biografia do Autor

Karine Tiepo da Silva, UPF

Mestranda em Letras - Leitura e Formação do Leitor (UPF). Pós-graduada em Educação Interdisciplinar (IDEAU). Graduada em Letras, Português-Inglês e suas respectivas literaturas (ANHANGUERA). Atualmente é professora titular nas escolas: (1)Escola Municipal de Ensino Fundamental Luíz Biasi e (2) Escola Estadual de Educação Básica Frei José. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa.

Ernani Cesar de Freitas, UFP

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - PUC-SP/LAEL (2011); Doutor em Letras, área de concentração Lingüística Aplicada (PUCRS/2006); Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS/2002). Possui graduação em LETRAS - Português/Inglês e respectivas Literaturas, pelo Centro Universitario La Salle (1999). Experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Linguística Aplicada, nos temas relacionados à linguagem e trabalho, texto e discurso, leitura e formação do leitor; na área da Comunicação e cultura: comunicação socio-organizacional, cultura e identidade. Cursou MBA Gestão Empresarial na UFRGS e MBA Executivo na FGV-RJ. Professor (Titular) de Ensino Superior na Universidade Feevale, Programa de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais, e professor permanente no PPG em Letras na Universidade de Passo Fundo (RS). Integrante de conselhos editorias e parecerista ad hoc de revistas acadêmicas. Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB), da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN); da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso (ALED); da Asociación de Linguística y Filología de América Latina (ALFAL); da Association Analyse des Discours de l'Amérique Latine (ADAL/Paris); participante efetivo do GT ANPOLL- Linguagem, Enunciação e Trabalho. Trabalhou como funcionário do Banco do Brasil no período de janeiro/1975 a outubro/2002, onde exerceu diversos cargos comissionados na área da gestão; possui experiência como consultor organizacional em empresas e bancos, principalmente em unidades do Banco do Brasil no país e no exterior.

Publicado
2018-12-17