EDUCAÇÃO, GÊNERO, INTERCULTURALIDADE E DIREITOS HUMANOS: INCURSÕES TEÓRICAS PARA O DEBATE DE GÊNERO, SEXUALIDADE E TEORIA QUEER NO ESPAÇO ESCOLAR

Palavras-chave: Relações de Gênero. Sexualidade. Queer. Escola.

Resumo

Este artigo tem como objetivo fazer uma incursão teórica acerca da importância do debate das categorias gênero e sexualidade no espaço escolar provocando uma reflexão em se pensar uma pedagogia Queer para os processos de emancipação de meninas/mulheres empoderadas e a formação de meninos/homens não-violentos. A trilha proposta é apresentar Gênero enquanto uma categoria relacional e, portanto, de caráter político; num segundo momento discutir a Sexualidade enquanto elemento de constituição e manifestação dos desejos e passa a ser objeto de controle social nos processos de organização das instituições sociais; por fim propor o pensar em uma pedagogia Queer enquanto proposta de acolhimento de tods aquels que transitam fora da normatividade e que, portanto, são excluídos do espaço escolar.

Biografia do Autor

Luís Antônio Bitante Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Sociologia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Gênero, Identidade e Sexualidade, do Campus Universitário do Araguaia – UFMT.

Ana Carla Novaes de Carvalho, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Mato Grosso; professora efetiva da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso.

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Publicado
2021-08-31
Seção
Artigos - Parte II