FILHOS SURDOS, PAIS OUVINTES: CONTRIBUIÇÕES DA FAMÍLIA PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

  • Bruno Rege Lopes Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Mônica Maria dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
Palavras-chave: Aluno surdo. Família. Aprendizagem de Língua Portuguesa.

Resumo

A aprendizagem de Língua Portuguesa (na modalidade escrita) como segunda língua por alunos surdos é sem dúvida um dos grandes desafios da educação inclusiva. Parte dessa dificuldade pode estar ligada ao contato tardio que as crianças surdas têm com a língua de sinais (Libras), uma vez que as orientações clínicas ocupam uma centralidade junto aos encaminhamentos seguidos pela família que é, em sua maioria, constituída de pais ouvintes. Ao descobrir a surdez, o foco nas orientações clínicas relega o conhecimento da cultura surda a um segundo conhecimento que geralmente acontece quando a criança chega à escola. Nesta pesquisa objetivamos refletir sobre como a família pode contribuir para minimizar as dificuldades de aprendizagem da segunda língua enfrentadas pelos alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa básica de natureza qualitativa que busca por meio de um estudo de revisão bibliográfica, das áreas da educação, legislação e psicologia observar as ações da família que podem contribuir positivamente para o aprendizado de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Bruno Rege Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT.

Mônica Maria dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia- UNIR. Doutoranda em Estudos Literários no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – PPGEL da Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT.

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Publicado
2021-08-31
Seção
Artigos - Parte II