DISCURSO, MEMÓRIA E ATUALIDADE: UM RETORNO À OCUPAÇÃO AMAZÔNICA NA IMPRENSA DA DÉCADA DE 70

  • Águeda Aparecida da Cruz Borges Universidade Federal de Mato Grosso
Palavras-chave: Amazônia. Imprensa. Discurso. Carta Pastoral. Casaldáliga.

Resumo

Neste artigo, atualizo algumas discussões feitas na minha dissertação de mestrado, por considerar a importância do tema nas condições de produção atuais e por se adequar à proposição da Revista. Penso o discurso constitutivo da brasilidade na relação com a ocupação da Amazônia Legal. Para o alcance das análises, sob os fundamentos da Análise de Discurso francesa, levo em conta a determinação histórica dos processos de produção de sentidos que emergem da repercussão que teve, na imprensa da década de 70, a Carta Pastoral: “Uma Igreja da Amazônia em Conflito com o latifúndio e a marginalização social”, escrita por D. Pedro Casaldáliga, filiado à Teologia da Libertação, na época da escrita, Bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia-MT, que faleceu recentemente e a quem presto homenagem.

Biografia do Autor

Águeda Aparecida da Cruz Borges, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2013). Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso, Do Conselho Consultivo das -Revista Ecos (UNEMAT) (1806-0331) Revista Ícone Letras (UEG) Revista Guavira (UFMS) e Revisora da Revista de Administração da UEG (Aparecida de Goiás). 

Referências

BORGES, Águeda Aparecida da Cruz. Nas veias do jornal: a terra. Os sentidos sobre a Carta Pastoral de D. Pedro Casaldáliga na imprensa (1971). Dissertação de Mestrado. Campinas, SP: [s.n.], 2000.

CASALDÁLIGA, Pedro. Cantigas Menores, Goiânia, GO. PROJORNAL, 1979.

_____. http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/593403-a-carta-de-pedro-casaldaliga-que-mudou-a-amazonia. Acesso em abril de 2020.

DINES, Alberto, VOGT, Carlos, MELO, José Marques (orgs). A imprensa em Questão. Campinas, Ed. da Unicamp, 1997.

LAGAZZI, Suzy. O desafio de dizer não. Campinas, Pontes, 1988.

LAGE, Nilson. Linguagem jornalística. São Paulo, Ática, 1990.

MARIANI, Bethânia Sampaio Corrêa. O PCB e a Imprensa: As conquistas no imaginário dos jornais 1922-1989.Campinas, SP. Ed. Da Unicamp, RJ, Ed. Revan, 1998.

MARTINS, José de Souza. Os Camponeses e a Política no Brasil: as lutas sociais no campo e seu lugar no processo político. Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 1986.

ORLANDI, Eni Puccinelli. O estatuto do liberal e a reforma da terra. In: Religião e sociedade, 12/3, 1983.p. 65-73.

_____.Terra à vista - Discurso do confronto: velho e novo mundo. S.P., Cortez & Ed. da Unicamp, 1990.

_____.Um Sentido Positivo para o Cidadão Brasileiro, In: Sociedade e Linguagem, Campinas, Editora da UNICAMP, 1997.

PAYER, Maria Onice (1998), A Nomeação do Homem do Campo. Aspectos Discursivos. Estudos linguísticos XXVII, GEL. UNESP-IBILCE.

PÊCHEUX, Michel. Papel da Memória. In: Papel da Memória. Pierre Achard et al. Tradução: José Horta Nunes. 1ª edição. Campinas, SP: Pontes, 1999, p.52-53.

_____. (1975) Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, Ed. da Unicamp, 1988.

_____.(1983) O discurso, estrutura ou acontecimento. Campinas, Pontes, 1990.
Publicado
2021-08-31
Seção
Artigos - Parte II