SUSTENTABILIDADE URBANA SUSTENTABILIDADE URBANA: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO APROVADA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE DIANÓPOLIS/TO.
SUSTENTABILIDADE URBANA: UMA ANÁLISE DA LEGISLAÇÃO APROVADA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE DIANÓPOLIS/TO.
Resumo
Este artigo tem por objetivo conhecer os instrumentos de desenvolvimento e sustentabilidade urbana adotada pelo Município de Dianópolis/TO, no período de 1º de janeiro de 2013 a 31 de dezembro de 2016. Bem como identificar os pressupostos teóricos que fundamentam a aplicação de instrumentos legais que disciplinam o uso dos recursos naturais de maneira sustentável nos municípios. Além disso, descrever os objetivos e finalidades dos instrumentos legais que disciplina e limita a expansão urbana desordenada e analisar as políticas de educação ambiental adotada pelo Município de Dianópolis/TO. A pesquisa é classificada em etapas, e divide-se em fins e meios. Quanto aos fins, foi desenvolvida uma abordagem de natureza exploratória e explicativa. Quanto aos meios de investigação os tipos de pesquisa adotados são; bibliográfica, documental. O método escolhido é qualitativo aplicado por meio de um estudo bibliográfico e documental. Na fundamentação do trabalho foi realizado um estudo sistematizado com base em materiais publicados relacionados ao tema, tendo-as como fontes de dados secundários. No estudo foi constatado que, o Município de Dianópolis não dispõe de leis aprovadas pela Câmara Municipal que possam ser utilizadas como instrumentos para ser utilizados pelo Poder Executivo Municipal para fiscalização e repreensão a possíveis danos ao meio ambiente causado pela ação humana.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).