EDITORIAL

Resumo

A universidade pública tem como objetivo central cumprir uma função social: o desenvolvimento da sociedade a partir da produção e da divulgação do conhecimento e do acesso gratuito à comunidade. No Brasil, as universidades públicas se fundamentam no ensino (aulas na graduação e na pós-graduação), na pesquisa (desenvolvimento de experimentos para solução de problemas, desafios etc.) e na extensão universitária (atividades com e para a sociedade, ou seja, com a participação efetiva da sociedade), a fim de cumprir essa função social.

Biografia do Autor

Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

É professora na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Câmpus Universitário do Araguaia (CUA). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2010), e doutorado em Letras e Linguística também pela Universidade Federal de Goiás (2014). Foi Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Letras (ICHS/CUA/UFMT); é coordenadora do "Grupo de Estudos em Linguística Funcional do Araguaia" (Gelfa-UFMT) e participa do Projeto "Rede de estudos da língua portuguesa ao redor do mundo". Foi membro da diretoria do diretoria do "Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste" (Gelco). Atua, principalmente, nas seguintes especificidades: Descrição e Análise de Língua Portuguesa, sob a perspectiva da Linguística Funcional; Concepções de língua e de linguagem; Aquisição e Ensino de Língua, considerando os aspectos biológicos, congnitivos e sociais da linguagem, aliando Linguística Funcional, Neurociência e Educação; Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem; Produção e Correção de Redação; Redação Jornalística (produção de notícias e manchetes).

 

Thiago Augusto Galeão de Azevedo, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Estágio Pós-Doutoral em Direito pela Universidade de Brasília, em andamento. Doutor em Direito (concentração Direito, Estado e Constituição) pela Universidade de Brasília - UNB. Mestre em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Pará - CESUPA. Especialista em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS. Pós-graduando em Direito Homoafetivo e de Gênero - Universidade Santa Cecília. Professor efetivo - assistente - da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Araguaia, em dedicação exclusiva. Professor voluntário da Universidade de Brasília (2017.2). Coordenador do Projeto de Pesquisa Corpo, Gênero e Poder, em uma interface com o Direito - UFMT. Parecerista ah hoc da Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM (A1). Professor de cursos de pós-graduação lato sensu em Processo Civil e Direito Civil. Tutor do Curso de Extensão Cidadania e Controle Social (2020) promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso. Bacharel em Direito, pelo Centro Universitário do Pará - CESUPA (homenageado como 1º lugar do curso, aluno com as maiores notas - 2013). Advogado. Tem experiência na área de Direito e Ciências Sociais, com ênfase em Gênero, Sexualidade, Corpo; Sociologia Jurídica; Direito Civil.

 

Carline Biasoli Trentin, Universidade Federal de Mato Grosso

Geógrafa, mestre e doutora em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta do Curso de Geografia da UFMT - Araguaia. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, atuando principalmente nos seguintes temas: Sensoriamento Remoto da vegetação, uso e cobertura da terra e análise ambiental.

 

 

 

Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora do programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Comunicação e Poder (UFMT/Cuiabá) e do curso de Jornalismo (UFMT/Araguaia). Doutora em Educação pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia), mestre em Comunicação pela Unimar (Universidade de Marília), jornalista e licenciada em Letras – Português/Inglês. Coordena o projeto de pesquisa “Jornalismo ambiental: a cobertura da mídia sobre os desastres ambientais” cadastrado na Propeq/UFMT e o projeto de extensão “Botoblog: uma proposta de jornalismo ambiental no Vale do Araguaia”.

 

Geralda Fátima de Souza Rodrigues , Universidade Federal do Mato Grosso

Doutora em Estudos Linguísticos na área da Linguística Teórica e Descritiva, mais especificamente, em Sociolinguística, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Sintaxe Gerativa pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do curso de Letras da Universidade Federal do Mato Grosso, Câmpus do Araguaia.

 

 

Eloísa de Oliveira Lima , Universidade Federal de Mato Grosso

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre em Estudos de Linguagem também pela Universidade Federal de Mato Grosso.   Atualmente, ocupa o cargo de Revisora de Textos da Universidade Federal de Mato Grosso, lotada na Gerência de Graduação e Extensão do Câmpus Universitário do Araguaia.

Lennie Aryete Dias Pereira Bertoque , Universidade Federal de Mato Grosso

É professora na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Universitário do Araguaia (CUA). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007), mestrado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2010), e doutorado em Letras e Linguística também pela Universidade Federal de Goiás (2014). Foi Coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Letras (ICHS/CUA/UFMT); é coordenadora do "Grupo de Estudos em Linguística Funcional do Araguaia" (Gelfa-UFMT) e participa do Projeto "Rede de estudos da língua portuguesa ao redor do mundo". Foi membro da diretoria do diretoria do "Grupo de Estudos de Linguagem do Centro-Oeste" (Gelco). Atua, principalmente, nas seguintes especificidades: Descrição e Análise de Língua Portuguesa, sob a perspectiva da Linguística Funcional; Concepções de língua e de linguagem; Aquisição e Ensino de Língua, considerando os aspectos biológicos, congnitivos e sociais da linguagem, aliando Linguística Funcional, Neurociência e Educação; Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem; Produção e Correção de Redação; Redação Jornalística (produção de notícias e manchetes).

 

 

Referências

.
Publicado
2021-08-31
Seção
Apresentação