A INSERÇÃO E A FORMAÇÃO OMNILATERAL E INTEGRAL DO ESTUDANTE SURDO NAS AULAS DE FÍSICA

Palavras-chave: Inserção do Surdo. Ensino de sinais Física. Ensino da Libras. Formação Integral e Omnilateral.

Resumo

 Essa pesquisa, desenvolvida através do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), teve como finalidade inserir os estudantes surdos na disciplina de Física, favorecendo a inclusão para a sua formação omnilateral e integral. O estudo possuiu uma metodologia do tipo qualitativa através da abordagem do estudo de caso; para isso foi desenvolvido um produto educacional utilizando vídeos didáticos que foram postados na plataforma Youtube e compartilhados para os estudantes ouvintes e o professor de Física; este produto utilizou como estratégia de avaliação os jogos didáticos. Concluímos que a proposta do produto educacional favoreceu o aprendizado da Libras pelos estudantes ouvintes e professor de Física, motivando as interações com o surdo, contribuindo na formação integral e omnilateral deste estudante.

Biografia do Autor

Evaneide De Brito Feitosa Aguiar, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Licenciada em Pedagogia (pela Faculdade Geremário Dantas), Mestra em Educação profissional e Tecnológica - ProfEPT (pelo IFTO - Palmas). Atualmente é tradutora intérprete de língua de sinais no Instituto Federal do Maranhão - IFMA, Professora de Libras no Setor de Inclusão e Atenção a Diversidade – SIADI.

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO)

Pós-doutor pelo programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências do Instituto de Física da (UFMS). Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (UNB). Mestre em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (UNB). É professor Professor efetivo do Instituto Federal do Tocantins IFTO, Campus Palmas, onde atua no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e no curso de Licenciatura em Física.

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Publicado
2023-01-31
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos