O USO DE GÊNERO DISCURSIVO NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA E A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM

  • Rosilene dos Anjos Sant'Ana IFNMG - Câmpus Almenara
  • Maria Fernanda Lacerda de Oliveira UNIMONTES

Resumo

No cenário atual do ensino de língua estrangeira na educação básica, a leitura continua tendo maior foco, porém, para melhor desenvolvimento da aprendizagem, o aluno precisa ter contato também com as demais destrezas comunicativas. Nesse sentido, apresentamos os resultados obtidos com os alunos dos 1º anos do Ensino Médio no projeto de ensino Intercambio de Géneros e Ideas, realizado em duas instituições de ensino de duas cidades de Minas Gerais. Este trabalho faz um diálogo entre a teoria dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2006; CRISTOVÃO, 2009) e da motivação (BAKER, 1993; BROWN, 1994; ALMEIDA FILHO, 2002), de maneira a observar como a produção escrita, explorando os gêneros por meio de suas características estruturais e sociais, possibilita maior entusiasmo por parte dos estudantes. Os dados apontaram que os alunos se mostraram entusiasmados e engajados ao participarem de produção escrita significativa, mesmo com turmas cheias e com quantidade exígua de aulas.

Biografia do Autor

Rosilene dos Anjos Sant'Ana, IFNMG - Câmpus Almenara

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UNB) (2014). Especialista em Leitura, Linguística e Produção de texto pela Associação Educativa do Brasil (SOEBRAS) (2011). Graduada em Letras/Espanhol pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) (2010). Atualmente é professora de Língua Espanhola e Língua Portuguesa no IFNMG Câmpus Almenara. Além de trabalhar com a educação básica e superior, desenvolve projetos de pesquisa e extensão dentro da área da Linguística Aplicada, refletindo sobre o processo de ensino/aprendizagem tanto da Língua Espanhola como LE como da Língua Portuguesa como língua materna.

Maria Fernanda Lacerda de Oliveira, UNIMONTES

Possui pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa e em Língua Espanhola pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (2010) e graduação em Letras Espanhol pela Universidade Estadual de Montes Claros (2009). Atuou como professora de Língua Espanhola na educação básica da rede estadual de ensino de Minas Geras (SEE-MG). Atuou também como tutora a distância e professora formadora no curso de Letras Espanhol, da Universidade Aberta do Brasil (UAB - Unimontes) ministrando as disciplinas Língua Espanhola, Fonética e Fonologia da Língua Espanhola, Sintaxe da Língua Espanhola e TCC. Atua atualmente como professora de ensino superior no curso de Letras/Espanhol na Universidade Estadual de Montes Claros e na Educação Básica como professora de Língua Espanhola para alunos de Ensino Fundamental e Médio na rede particular de ensino, além de trabalhar como tradutora autônoma Português-Espanhol. Atua nas áreas de Linguística Aplicada, Educação a Distância, Tradução, Formação de Professores de Língua Estrangeira e Gêneros discursivos no ensino-aprendizagem de línguas.

Publicado
2018-07-19