O USO DE GÊNERO DISCURSIVO NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA E A MOTIVAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM
Resumo
No cenário atual do ensino de língua estrangeira na educação básica, a leitura continua tendo maior foco, porém, para melhor desenvolvimento da aprendizagem, o aluno precisa ter contato também com as demais destrezas comunicativas. Nesse sentido, apresentamos os resultados obtidos com os alunos dos 1º anos do Ensino Médio no projeto de ensino Intercambio de Géneros e Ideas, realizado em duas instituições de ensino de duas cidades de Minas Gerais. Este trabalho faz um diálogo entre a teoria dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2006; CRISTOVÃO, 2009) e da motivação (BAKER, 1993; BROWN, 1994; ALMEIDA FILHO, 2002), de maneira a observar como a produção escrita, explorando os gêneros por meio de suas características estruturais e sociais, possibilita maior entusiasmo por parte dos estudantes. Os dados apontaram que os alunos se mostraram entusiasmados e engajados ao participarem de produção escrita significativa, mesmo com turmas cheias e com quantidade exígua de aulas.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).