CARACTERÍSTICAS DOS USUÁRIOS DE SERVIÇOS DE URGÊNCIA

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

  • Layane Mota de Souza de Jesus Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde PPGECS - UFT
  • Arlane Silva Carvalho Chaves Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde PPGECS - UFT
  • Andressa Karolynne Alencar Araújo
  • Carlos Mendes Rosa Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde - UFT
  • Kelber Ruhena Abrao Universidade Federal do Tocantins

Resumo

Define-se como atendimento pré-hospitalar qualquer assistência realizada, direta ou indiretamente, fora do meio hospitalar, valendo-se dos meios e métodos disponíveis. Diante do exposto, este estudo visa caracterizar os usuários dos serviços de urgência e emergência, por meio de uma revisão integrativa de literatura sendo utilizadas as bases de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Base de Dados de Enfermagem (BDEnf) e Literatura Latino- americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os descritores foram selecionados com base na lista de Descritores das Ciências da Saúde, sendo os seguintes: Atendimento Pré-hospitalar; Perfil Epidemiológico; Serviços Médicos de Urgência. Utilizou-se o operador booleano AND visando encontrar estudos que continham tais descritores. Por fim concluímos que houve um avanço nas publicações sobre a temática no ano de 2013, quanto ao tipo de ocorrência predominou a forma clínica, ressaltando a grande quantidade de acidentes politraumáticos, com ênfase nos de trânsito, predominantemente com homens.

Biografia do Autor

Layane Mota de Souza de Jesus, Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde PPGECS - UFT

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Saúde PPGECS pela UFT. Enfermeira. Especialista em Saúde Pública e em Enfermagem do Trabalho.

Arlane Silva Carvalho Chaves, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Saúde PPGECS - UFT

Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Ensino em Ciências e Saúde PPGECS pela UFT. Enfermeira. Especialista em Saúde Pública e em Enfermagem do Trabalho.

Andressa Karolynne Alencar Araújo

Enfermeira. Especialista em Gestão em Saúde Pública com Ênfase em Saúde Coletiva e da Família e em Urgência e Emergência.

Carlos Mendes Rosa, Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde - UFT

Doutor em Psicologia pela PUC-Rio. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde da UFT. Professor Adjunto do curso de Psicologia da UFT. Bolsista Produtividade em Pesquisa pela mesma universidade.

Kelber Ruhena Abrao, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação em Ciências e Saúde (UFRGS). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Ciências e Saúde da UFT. Professor Adjunto do curso de Educação Física da UFT. Bolsista Produtividade em Pesquisa pela mesma instituição

Publicado
2018-03-23
Seção
Artigos