REVISTA BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: TRAJETÓRIA E DIVULGAÇÃO DA PESQUISA EM TRABALHO-EDUCAÇÃO

Palavras-chave: Educação Profissional e Tecnológica. História da Educação. Pesquisa documental. Trabalho-Educação.

Resumo

Neste artigo, faz-se um histórico da Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT) no período de 2008 a 2021. Apresentam-se as origens da Revista e a sua trajetória no contexto de ampliação e fortalecimento de pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. A investigação caracteriza-se pela abordagem qualitativa. A composição do corpus de análise deu-se com o levantamento de todas as edições da RBEPT. Para conhecermos a trajetória da RBEPT nos seus 13 anos de existência, examinados os editoriais, a tipologia das suas publicações, as autorias dos artigos e as instituições das quais fazem parte. Conclui-se que, em sua trajetória, esse periódico contribuiu para o fortalecimento e divulgação da pesquisa no campo trabalho-educação, sobretudo com a expansão e interiorização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, oficialmente criada em 2008.

Biografia do Autor

Francisco das Chagas Silva Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutor em Educação (pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor titular do IFRN, Câmpus Mossoró; Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/Natal), em Ensino (UERN/IFRN/Ufersa) e em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT – Mestrado Profissional em Rede Nacional).

Elvira Fernandes de Araújo Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Bacharela em Biblioteconomia (UFC), bibliotecária do IFRN, Campus Mossoró, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/Natal).

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Publicado
2021-11-12