A PERMANÊNCIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFG

Palavras-chave: Permanência escolar. Educação Profissional e Tecnológica. Educação de Jovens e Adultos. Direito à educação.

Resumo

Objetivou-se refletir sobre a permanência escolar como proposta de efetivação do direito à educação dos estudantes da EJA/EPT no IFG, contrapondo à evasão como responsabilidade exclusiva desses sujeitos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. Analisou-se os sentidos atribuídos à permanência como uma construção coletiva rumo a uma conceituação filosófica fundamentada em propostas significativas abrangendo uma discussão mais rica e propositiva, os marcos legais e os documentos do IFG, lócus da pesquisa que origina esse estudo, concernentes à permanência escolar dos estudantes. Compreendeu-se que existe um ordenamento jurídico que determina que sejam dadas as condições de acesso e permanência aos estudantes e a uma educação de qualidade. No entanto, será necessário envidar esforços para sua efetivação, que se dará a partir de uma construção coletiva, com os atores sociais interessados pela democratização da educação. 

Biografia do Autor

Eliane Gomes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Graduada em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Especialização em Gestão Pública (Faculdade Futura). – Mestranda ProfEPT – IFG Anápolis Goiás. 

Alcyr Alves Viana Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (1994). Mestrado em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014). Graduação em Gastronomia pela UNICESUMAR (2016). Atualmente é professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). 

Referências

BRASIL. Lei 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996.
CARMO, Gerson Tavares do. (org.). Dos estudos da evasão para os da permanência e do êxito escolar. Campos dos Goytacazes: Editora Brasil Multicultural, 2018.
FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz; CARDOSO, Vanda Figueiredo. O perfil dos estudantes do proeja e as trajetórias de escolarização dos que permanecem: um caso em estudo no IFAL. In: CARMO, Gerson Tavares do. (org.) Sentidos da permanência na educação: o anúncio de uma construção coletiva. Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro, 2016.
REIS, Dyane Brito. O significado de permanência: explorando possibilidades a partir de Kant. In: CARMO, Gerson Tavares do. (org.) Sentidos da permanência na educação: o anúncio de uma construção coletiva. Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro, 2016.
TINTO, Vincent. Research and practice of student retention: what next? Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, [s.l.]v. 8, n. 1, p. 1-19. 2006.
Publicado
2021-11-12