A PERMANÊNCIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO IFG
Resumo
Objetivou-se refletir sobre a permanência escolar como proposta de efetivação do direito à educação dos estudantes da EJA/EPT no IFG, contrapondo à evasão como responsabilidade exclusiva desses sujeitos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. Analisou-se os sentidos atribuídos à permanência como uma construção coletiva rumo a uma conceituação filosófica fundamentada em propostas significativas abrangendo uma discussão mais rica e propositiva, os marcos legais e os documentos do IFG, lócus da pesquisa que origina esse estudo, concernentes à permanência escolar dos estudantes. Compreendeu-se que existe um ordenamento jurídico que determina que sejam dadas as condições de acesso e permanência aos estudantes e a uma educação de qualidade. No entanto, será necessário envidar esforços para sua efetivação, que se dará a partir de uma construção coletiva, com os atores sociais interessados pela democratização da educação.
Referências
CARMO, Gerson Tavares do. (org.). Dos estudos da evasão para os da permanência e do êxito escolar. Campos dos Goytacazes: Editora Brasil Multicultural, 2018.
FREITAS, Marinaide Lima de Queiroz; CARDOSO, Vanda Figueiredo. O perfil dos estudantes do proeja e as trajetórias de escolarização dos que permanecem: um caso em estudo no IFAL. In: CARMO, Gerson Tavares do. (org.) Sentidos da permanência na educação: o anúncio de uma construção coletiva. Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro, 2016.
REIS, Dyane Brito. O significado de permanência: explorando possibilidades a partir de Kant. In: CARMO, Gerson Tavares do. (org.) Sentidos da permanência na educação: o anúncio de uma construção coletiva. Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro, 2016.
TINTO, Vincent. Research and practice of student retention: what next? Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, [s.l.]v. 8, n. 1, p. 1-19. 2006.
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