PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: ARTICULANDO SABERES NA EDUCAÇÃO DO CAMPO

Palavras-chave: Pedagogia da Alternância. Educação do Campo. Princípios Pedagógicos.

Resumo

A Pedagogia da Alternância vem sendo discutida de modo amplo como uma realização educacional solidária aos povos camponeses. Nesta afirmação, dois pontos ficam em evidência. O primeiro é a natureza dessa realização para além de uma mera organização prática, mas com a amplitude e munida de um compêndio teórico que embasam essa prática. O segundo aponta um questionamento de sua solidariedade em função de apropriações de sua prática por parte de uma visão contraditória de educação, de campo e de sociedade. Desse modo, a partir de uma revisão bibliográfica, o texto a seguir apresenta uma discussão teórica da base que informa a Pedagogia da Alternância para uma realização solidária aos camponeses. Além disso, aponta possíveis desdobramentos e necessárias posturas educacionais que evidenciam os princípios da Pedagogia da Alternância na movimentação entre Campo e Educação.

Biografia do Autor

Fernando Vieira da Cruz, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Mestre e Doutorando em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Licenciado em Música. Especialista em Educação do Campo.  Professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 

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Publicado
2022-09-28