BRINCADEIRAS DE MASCULINIDADES, (RE)CONFIGURAÇÕES FAMILIARES E RELACIONAMENTO INTERRELACIONAL EM MENINO BRINCA COM MENINA?, DE REGINA DRUMMOND
Resumo
Neste texto, abordamos noções básicas sobre os estudos de gênero, ao exemplificar termos a respeito de sexo, gênero, identidade e orientação sexual, a fim de tentar compreender como estes conceitos se estabelecem ou articulam na representação dos discursos literários partindo como referência a obra infantil Menino brinca com menina?, de Regina Drummond (1999). Vale ressaltar que em determinados momentos recorremos às nomenclaturas como “cisgêneros” e “transgêneros”, ambas pertencentes aos estudos derivados da teoria queer e surgidos a partir da década de 1990. Para tanto, estabelecemos diálogos com as postulações teóricas de autores, como Guacira Lopes Louro, Berenice Bento, Judith Butler, entre outros teóricos pós-estruturalistas na perspectiva dos estudos de gênero, identidades e diversidade sexual. Nesse sentido, tentamos visibilizar a ousadia dos sujeitos que intencionam vir a ser, guiados pelo desejo subjetivo, negando a possibilidade de tornar-se massa homogênea, conformados com o destino biológico ou refém dos enquadramentos socioculturalmente estabelecidos. Vale ressaltar que estes buscam o propósito de marcar as suas individualidade e as idiossincrasias. Neste sentido, propomos uma reflexão mediada pelos aportes teóricos sobre identidades de gênero e orientação sexual como “estudos transviados”.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).