INOVAÇÃO ACADÊMICA CRÍTICA: LIVES NA INTERNET E AULAS REMOTAS COMO EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA NA PANDEMIA
Resumo
O artigo se investiga as lives na internet que se proliferaram nesse tempo pandêmico que vivemos e seus desdobramentos como aulas remotas na educação básica e no ensino superior. O objetivo principal dessa pesquisa é relacionar aspectos positivos e negativos das lives, tomando-os como desafios e perspectivas de uma educação inovadora crítica nas aulas remotas na universidade e na escola, para sistematizar, a partir da prática, uma reflexão que conduza para um conjunto de indicativos do que veio para ficar na educação pós-pandemia. O trabalho é eminentemente bibliográfico e incorpora a experiência dos autores no ensino superior remoto e síncrono. Os resultados apontam para um conjunto de considerações indicativas que sinaliza a preocupação com as respostas simples para os problemas complexos da educação, mas também percebe que é necessário uma abertura dos educadores para novas práticas que se consolidaram nesse momento da pandemia.
Referências
ANDERSON, Chris. Free - grátis: o futuro dos preços. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018.
BONTEMPO, Renato. Podcast descomplicado: crie podcasts impossíveis de ser igno-rados. Patos de Minas: Bicho da Goiaba, 2020.
BORGES, Federico. Profcast: aprender y enseñar con podcasts. Barcelona: Editorial UOC, 2009.
BRINGEL, Breno; PLEYERS, Geoffrey (Orgs.). Alerta global: políticas, movimientos so-ciales y futuro en disputa en tiempos de pandemia. Buenos Aires: CLACSO; Lima: ALA, 2020.
BURGUESS, Jean; GREEN, Joshua. YouTube: online video and participatory culture. Cambridge: Polity Press, 2018.
CANNELL, Sean; TRAVES, Benji. Youtube Secrets: the ultimate guide to growing your following and making money as a video influencer. Austin/Texas: Lioncrest, 2018.
COUTINHO, Camilo. Vídeos que vendem mais: tenha resultados imbatíveis desvendan-do os segredos do videomarketing. São Paulo: DVS, 2020.
EVES, Derral. The YouTube Formula. New Jersey: Wiley, 2021.
FLATSCHART, Fábio. Livro digital etc. Rio de Janeiro: iMasters, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: ANCA/MST, 2004.
GOLLOWAY, Scott. Os quatro: Apple, Amazon, Facebook e Google - o segredo dos gi-gantes da tecnologia. Rio de Janeiro: Alta Books, 2019.
GUIMARÃES, Ana Lúcia. Aprendizagem colaborativa e redes sociais: experiências inovadoras. Curitiba: Appris, 2018.
LANZETTA, Gus. Ouvindo vozes: como criar um podcast de sucesso e ainda ganhar dinheiro com isso. São Paulo: Planeta, 2021.
LOPES, Cristiano Gomes. Aprendizagem colaborativa na palma da mão: os grupos de Whatsapp como extensão da sala de aula. Curitiba: Appris, 2018.
LUIZ, Lucio (Org.). Reflexões sobre podcast. Nova Iguaçu: Marsupial, 2014.
MOWAT, Jon. Vídeo Marketing. Belo Horizonte: Autêntica Business, 2018.
PALMEIRA, Carlos. Magazine Luiza anuncia compra da plataforma Jovem Nerd. Pu-blicado em 14/04/2021. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/mercado/215524-magazine-luiza-anuncia-compra-plataforma-jovem-nerd.htm Acesso em: 20 jul. 2021.
PAZ, José Flávio da; ROCHA, Ricael Spirandeli. Metodologias ativas, pensamento crítico e criativo e outras tendências para o ensino na atualidade. Revista Humanidades e Ino-vação, v. 8, n. 41, 2021.
PHILLIPS, Linda; BAIRD, Derek; FOGG, BJ. Facebook para educadores. Disponível em: https://educotraducoes.files.wordpress.com/2012/05/facebook-para-educadores.pdf Aces-so em: 27 jul. 2021.
PORTO, Cristiane; SANTOS, Edmea. (Orgs.). Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. Campina Grande: EDUEPB, 2014.
PROCÓPIO, Ednei. A revolução dos ebooks: a indústria dos livros na era digital. São Paulo: SENAI-SP, 2013.
RODRIGUES, Teresa Cristina; TELES, Lucio França. O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático. Rev. Bras. Estud. Pedag., Brasília, v. 100, n. 254, p. 17-38, jan./abr. 2019.
SLEE, Tom. Uberização: a nova onda do trabalho precarizado. São Paulo: Elefante, 2017.
SOUSA SANTOS, Boaventura. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
STOKEL-WALKER, Chris. Youtubers: how YouTube shook up TV and created a new generation of stars. Kingston upon Thames: Canbury Press, 2019.
TOMIO, Daniela; BIHRINGER, Katiúscia Raika Brandt; TRIGO, Luciane Katheryne Lou-renço. Professor@ facebookeir@ e seu desenvolvimento profissional docente em um contexto informal. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 540-554, maio/ago. 2018.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).