INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NOS CURSOS DE ODONTOLOGIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
O ensino em odontologia exige que os alunos desenvolvam além dos conhecimentos teóricos, habilidades manuais e competências atitudinais. Um grande desafio tem sido como avaliar essas competências adquiridas. Esta pesquisa é uma revisão integrativa sobre estratégias de avaliação formativa utilizadas no curso de graduação de odontologia. Utilizou-se a estratégia PICO para a seleção dos artigos nas bases de dados LILACS e PUBMED. Foram identificados 49 artigos. Seguindo os critérios de elegibilidade, foram excluídos 37, pois não estavam em concordância com os parâmetros previamente estabelecidos. A amostra final foi composta por 12 artigos. Segundo as publicações analisadas, várias são as estratégias que estão sendo utilizadas na avaliação formativa de alunos da graduação em odontologia, o seu emprego deve estar em consonância com os objetivos de aprendizagem propostos no curso, dessa forma a avaliação formativa terá o papel de provocar a reflexão do aluno sobre o seu processo de aprendizagem.
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