RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PALMAS-TO

Palavras-chave: Escola. Racismo. Silenciamento.

Resumo

As leis que orientam para educação das relações étnico-raciais são fruto da luta histórica de movimentos sociais que resultaram em importantes diretrizes. Pesquisamos sua efetivação na rede municipal de ensino de Palmas-TO, aplicando questionários aos professores e alunos no nono ano de três escolas. Verificamos a não sistematização da legislação, manifestada na falta de material didático adequado e de formação continuada sobre o tema, refletida nos conflitos, internos e externos, descritos pelos estudantes. Neste artigo, tal silenciamento é relacionado ao conceito de violência simbólica, de Pierre Bourdieu, uma vez que cala vozes dissonantes da hegemonia exercida nos currículos escolares.

Biografia do Autor

Vida Kamila Pinheiro da Conceição, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Toncatins  (UFT). 

Eduardo José Silva Lima, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Doutorando em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG).  Professor efetivo da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

Referências

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Publicado
2022-05-12