AUTONOMIA DO EXERCÍCIO DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DO CONHECIMENTO DE SI COMO PROFISSIONAL DOCENTE
Resumo
A proposta deste artigo é de refletir acerca da construção da identidade docente e da busca da autonomia para os professores em formação ou recém-licenciados em Letras, num contexto em que os cursos de formação em licenciatura não têm alcançado a meta de realizar a interação constante entre a teoria e a prática pedagógica, apresentando, desse modo, algumas lacunas quanto à efetivação das competências docentes no que se refere à autonomia do professor para o exercício efetivo do magistério. O conceito de autoria que fundamenta essa reflexão teórico-prática encontra-se respaldo em Contreras (2002), entendido como a chave para a compreensão dos problemas específicos do trabalho educativo, adentrando pelas dimensões do desenvolvimento das qualidades essenciais da prática educativa. Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico, isto é, faz a descrição do processo de construção de competências pelo profissional de Letras numa abordagem qualitativa que leva em consideração a interpretação de dados coletados dos sujeitos de pesquisa (os alunos do curso de licenciatura em Letras), com os procedimentos do estudo de caso por meio da técnica da análise interpretativa dos relatórios de estágio supervisionado em língua portuguesa e literaturas.
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