CONCEPÇÃO E FINALIDADES DA EDUCAÇÃO NA OBRA EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM

Palavras-chave: Émile Durkheim. Concepção de Educação. Finalidades da Educação. Estado.

Resumo

Concepção e finalidades da Educação para o autor francês Émile Durkheim, no interesse de visualizar a função social e o papel do estado, é o que direcionou o estudo proposto, no sentido de discutir a atualidade do seu pensamento, inserido na realidade brasileira do tempo presente. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, com prioridade na obra Educação e Sociedade do autor, associada a alguns intérpretes do seu pensamento, aplicado à Educação, assim como ao papel do Estado no provimento e condução da Educação. Nesse exercício de conceituação e análise, buscamos visualizar a atualidade de seus conceitos na realidade brasileira do tempo presente.

Biografia do Autor

Mirelle Cristina Gonçalves, Universidade Federal de Catalão/GO

Acadêmica do Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal de Catalão/GO. 

Suzany Faíny Gonçalves, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil. 

Referências

DIAS, Fernando Correia. Durkheim e a Sociologia da Educação no Brasil. Em Aberto. Brasília, ano 9. n. 46, p. 33-48, abr./jun. 1990.

DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Ed. 70. Lisboa, Portugal: 2007.

DURKHEIM et al. Introdução ao pensamento sociológico. São Paulo: Centauro, 2001.

FERRARO, José Luís Schifino. Durkheim, educação e sociologia. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 124-131, jan. - jun. 2016.

FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

LUCENA, Carlos. O pensamento educacional de Émile Durkheim. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 295-305, dez.2010 - ISSN: 1676-2584

QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. M. (Orgs.). Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

SOUZA, Audrey Pietrobelli; CAMPOS, Névio de. A concepção de educação de Émile Durkheim e suas interfaces com o ensino. Luminária. V. 18, n. 02, p. 12-20, 2016.

VARES, Sidnei Ferreira de; BORTULUCCE, Vanessa Beatriz. O sentido da Educação em Émile Durkheim e Max Weber: elementos para um estudo comparado. Revista Ciências Sociais em Perspectiva. Vol. 13 – Nº 25 – 2º Semestre de 2014.

______, Sidnei Ferreira de. A educação como fato social: uma análise sobre o pensamento pedagógico de Durkheim. Revista Educação UNG v.(6) n.(1), 2011.
Publicado
2022-03-08