FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL

  • Marilene Marzari UFMT/CUA
  • Hidelberto de Sousa Ribeiro Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário do Araguaia
  • Eunice Maria Lopes Professora da Educação Básica (SEDUC-MT)

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir questões relacionadas à formação de professores, a partir da década de oitenta, quando se busca superar a racionalidade técnica e construir alternativas que contribuam para a formação crítica dos educadores. Fundamentam este estudo, autores como Nóvoa (1995), Tardif (2002), Mizukami et. al. (2002), Pimenta (2002) que discutem a formação de professores e Vygotsky (2001, 2005), Leontiev (2004), Davídov (1988), entre outros, que fundamentam os estudos a respeito do ensino desenvolvimental, que visa à formação do pensamento teórico dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia qualitativa e os procedimentos de observação e de entrevistas auxiliam no levantamento dos dados. Os resultados sinalizam para os desafios enfrentados por professores e acadêmicos em se apropriarem dos conceitos da teoria histórico-cultural e do ensino desenvolvimental, importantes para o planejamento do ensino que vise à formação do pensamento teórico e o desenvolvimento do pensamento cognitivo.

Biografia do Autor

Marilene Marzari, UFMT/CUA

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO (2010). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Goiás-UCG/GO (2004). Especialista em Educação Especial pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e em Psicopedagogia pela Universidade Católica de Goiás-UCG. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição - Santa Maria/RS. Professora na Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas do Araguaia (2004-2013). Docente na Educação Básica (1988-2000) e professora formadora no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica ? CEFAPRO-MT (2000-2013, lotada na Secretaria de Estado de Educação-SEDUC/MT. Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso ? UFMT (2013) nos Cursos de Licenciatura do Campus Universitário do Araguaia-CUA/UFMT nas disciplinas de Didática, Psicologia da Educação e Políticas Educacionais. É lider do Grupo de Pesquisa Organização do ensino na perspectiva da didática desenvolvimental e vice líder do Grupo de Pesquisa Abordagem histórico-cultural de Vygotsky e as contribuições para a educação. Realiza pesquisa em didática, mais especificamente na abordagem histórico-cultural e na Didática Desenvolvimental de V. V. Davídov e na formação de professores.

Hidelberto de Sousa Ribeiro, Universidade Federal de Mato Grosso - Câmpus Universitário do Araguaia

Graduado em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas (1987), Mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1993), Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Pós-Doutorado em Geografia Humana pela Universidade Estadual de Campinas (2005).

Eunice Maria Lopes, Professora da Educação Básica (SEDUC-MT)

Graduada em Pedagogia pelas Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (UNIVAR). Especialização em Psicopedagogia Clinica e Institucional (UNIVAR). Professora da Educação Básica (SEDUC).

Publicado
2018-02-16