FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL
Resumo
Esse artigo tem como objetivo discutir questões relacionadas à formação de professores, a partir da década de oitenta, quando se busca superar a racionalidade técnica e construir alternativas que contribuam para a formação crítica dos educadores. Fundamentam este estudo, autores como Nóvoa (1995), Tardif (2002), Mizukami et. al. (2002), Pimenta (2002) que discutem a formação de professores e Vygotsky (2001, 2005), Leontiev (2004), Davídov (1988), entre outros, que fundamentam os estudos a respeito do ensino desenvolvimental, que visa à formação do pensamento teórico dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia qualitativa e os procedimentos de observação e de entrevistas auxiliam no levantamento dos dados. Os resultados sinalizam para os desafios enfrentados por professores e acadêmicos em se apropriarem dos conceitos da teoria histórico-cultural e do ensino desenvolvimental, importantes para o planejamento do ensino que vise à formação do pensamento teórico e o desenvolvimento do pensamento cognitivo.
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