O LÚDICO COMO IMPORTANTE FERRAMENTA PARA O ENSINO E APRENDIZADO DE CRIANÇAS SURDAS

Palavras-chave: Lúdico. Desenvolvimento Infantil. Ensino e Aprendizagem de Crianças Surdas.

Resumo

Para auxiliar os alunos a enfrentarem suas dificuldades de ensino/aprendizado para que se desenvolvam plenamente, assim sempre buscamos formas de estimulá-los a aprenderem, sendo que uma forma eficaz seria através do lúdico, dos jogos e brincadeiras, os quais ajudam o indivíduo a gostarem mais do ambiente escolar levando-o a desenvolver seu cognitivo, afetivo, sua linguagem, sua parte motora, sendo que a ênfase seria no aprendizado de crianças surdas que é o foco do trabalho. O desafio maior seria ver as brincadeiras com mais seriedade, sendo uma ferramenta com a qual podemos conhecer nosso aluno e assim direcioná-lo para que sanem suas dificuldades, nesta perspectiva o educador teria que se entrosar mais nas brincadeiras, orientar o aluno, explicando os objetivos da atividade para que o mesmo não apenas pratique a parte motora ligada a brincadeira, mas que possa aproveitá-la em tudo o que a mesma vir a oferecer.

Biografia do Autor

Ilma Rodrigues De Souza Fausto, Instituto Federal de Rondônia (IFRO)

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão (PGCTIn). Analista de Sistemas pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO). 

Edivânia Floro Nicácio Almeida, Escola Manuel Rodrigues Ferreira (EMEF)

Especialização em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba. Professora na EMEF Manuel Rodrigues Ferreira - Educação Básica.

Sibeli Pachevitch, Secretaria de Estado de Educação do Paraná

Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade São Fidelis. Pedagoga e Geógrafa. Atua na Secretaria de Estado de Educação do Paraná. 

Referências

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Publicado
2022-04-08
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos