AS METODOLOGIAS ATIVAS E SUAS FUNÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA INVESTIGAÇÃO COM ENFOQUE META-ANALÍTICO
Resumo
A pesquisa realizada, teve o propósito de encontrar as principais abordagens a respeito das “Metodologias Ativas”, “Ensino” e “Aprendizagem”, trazendo autores que mais contribuem para esses estudos, citações, idiomas, entre outros. O objetivo proposto foi trazer resultados do banco de dados da Web of Science com uma metodologia que abarcasse o maior número de resultados possíveis sobre o assunto em questão. Utilizou-se como ferramenta principal o Enfoque Meta-Analítico (EMA). Dessa maneira, a investigação fundamenta-se em relevar a importância desses estudos em prol de um rendimento aos que buscam pesquisar sobre as temáticas, tendo facilidade de acesso às informações e visando uma melhoria de tempo gasto. Essa proposta metodológica com Enfoque Meta-Analítico torna-se um norteador aos pesquisadores que desejam investigar sobre as temáticas. Em sua análise, ele mostra, por exemplo, autores mais publicados e citações de artigos relevantes, tornando assim, indispensáveis para uma boa revisão da literatura.
Referências
ANDERSON, Dinah G. Coping strategies and burnout among veteran child protection workers. Child Abuse & Neglect. Vol. 24. p. 839-848, 2000.
BASSALOBRE, Janete. Ética, Responsabilidade Social e Formação de Educadores. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 29, n. 01, p. 311-317, mar. 2013.
BERBEL, Neusi. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes da Educação Nacional. Diário Oficial da União 1996.
CEZAR, Pedro Henrique. Et al. Transição paradigmática na educação médica: um olhar construtivista dirigido à aprendizagem baseada em problemas. Revista Brasileira de Educação Médica. Vol. 10. N. 2, p. 298-303, 2010.
CLARK, Michele. Et al. Team-based learning in an undergraduate nursing course. Journal of Nursing Education. Vol. 47, n, 3, 2008.
DALEY, BJ. Et al. Concept maps: A strategy to teach and evaluate critical thinking. The Journal of Nursing Education. Vol. 38. p. 42-47, 1999.
FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz; SENA, Roseni Rosângela. Contribuição ao movimento de mudança na formação profissional em saúde: uma avaliação das experiências UNI. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. Botucatu. Vol. 6. N.10, p. 37-49, 2002.
GRAFFAM, Bem. Active learning in medical education: Strategies for beginning implementation. Medical Teacher. Vol. 29. P. 38-42, 2007.
KENNY, Amanda. Online learning: enhancing nurse education?. JAN. Vol. 38. Ed. 2, p. 109-210, 2002.
LIMA, Valeria Vernaschi. Constructivist spiral: an active learning methodology. Interface – Comunicação, Saúde, Educação. Vol. 21. N. 61, 2017.
MARCONDES, Fernanda Klein. Et al. A puzzle used to teach the cardiac cycle. Avanços na Educação em Fisiologia. Vol. 39. p. 27-31, 2015.
MARIANO, Ari Melo; CRUZ, Rosario Garcia; GAITÁN, James Arenas. Meta análises como instrumento de pesquisa: uma revisão sistemática da bibliografia aplicada ao estudo das alianças estratégicas internacionais. Congresso Internacional de Administração – Gestão Estratégica: Inovação Colaborativa e Competitividade. Ponta Grossa, UEPG, 2011.
MARIANO, Ari Melo; ROCHA, Maíra Santos. Revisão da Literatura: Apresentação de uma Abordagem Integradora. In AEDM Internetional Conference-economy, Busines and Uncertainty: ideas for Europeia and Mediterrânea industrial policy. Regio Calabria (Itália), 2017.
MARIN, Maria José Sanches, et al. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das metodologias ativas de aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica. V. 34, p. 13-20, Marília, 2010.
MATOS, Otainan da Silva; FILHO, Pedro Costa Campos e MELO, José Carlos. Contribuições das formações docentes para as práticas educacionais: uma revisão sistemática com enfoque meta-analítico. Brazilian Journals Busines. V. 2, n. 4, p. 3758-3755, out/dez, 2020.
MESQUISA, Simone Karine da Costa; MENESES, Rejane Millions Viana, RAMOS, Déborah Karollyne Ribeiro. Metodologias ativas de ensino/aprendizagem: dificuldades de docentes em um curso de enfermagem. Trabalho Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 14 n. 2, p. 473-486, mai/ago 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-77462016000200473&lng=en&nrm=iso Acesso em 24.04.2021.
MINNER, Daphne D.; LEVY, Abigail Jurist; CENTURY, Jeanne. Inquiry-Based Science Instruction-What Is It and Does It Matter? Results from a Research Synthesis Years 1984 to 2002. Journal od Research in Science Teaching. N. 47. P. 474-496, 2010.
MITRE, Sandra Minardi. Et al. Metodologias ativas no ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência e Saúde coletiva. V. 13. Rio de Janeiro. 2008.
MITRE Cotta Rosangela Minardi. Et al. The construction of collective portfolios in traditional curriculums: an innovative approach in teaching-learning. Ciência e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, Vol. 17. N. 3, 2012.
MCLAUGHLIN, Jacqueline E. et al. The Flipped Classroom: A Course Redesign to Foster Learning and Engagement in a Health Professions School. Academic Medicine. V. 89, Ed. 2. p. 236-243, 2014.
RONDON, Silmara; SASSI, Fernanda Chiarion; FURQUIM, Claudia Regina de Andrade. Computer game-based and traditional learning method: a comparison regarding students' knowledge retention. BMC Medical Education. Vol. 13, n. 30, 2013.
SAEZ-LOPEZ, Jose-Manuel; ROMAN-GONZALEZ, Marcos; VAZQUEZ-CANO, Esteban. Visual programming languages integrated across the curriculum in elementary school: A two year case study using Scratch in five schools. Computers & Education. Vol. 97. p. 129-141, 2016.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
SEGALAS, Jordi; FERRER-BALAS, Didac; MULDER, Karel Frits. What do engineering students learn in sustainability courses? The effect of the pedagogical approach. Journal of Cleaner Prodution. Vol. 18. Ed. 3 p. 275-284, 2010.
SOBRAL, Fernanda Ribeiro; Campos, Claudinei Jose Gomes. The use of active methodology in nursing care and teaching in national productions: an integrative review. Revista da Escola de Enfermagem da USP. Vol. 46, n. 1, p. 208-218, 2012.
SOUZA, Cacilda da Silva; IGLESIAS, Alessandro Giraldes; PAZIN-FILHO, Antonio. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais – aspectos gerais. Medicina, v. 47, n. 3, p. 284-292, 2014.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).