AS METODOLOGIAS ATIVAS E SUAS FUNÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APRENDIZAGEM: UMA INVESTIGAÇÃO COM ENFOQUE META-ANALÍTICO

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ensino. Aprendizagem. Web of Science.

Resumo

A pesquisa realizada, teve o propósito de encontrar as principais abordagens a respeito das “Metodologias Ativas”, “Ensino” e “Aprendizagem”, trazendo autores que mais contribuem para esses estudos, citações, idiomas, entre outros. O objetivo proposto foi trazer resultados do banco de dados da Web of Science com uma metodologia que abarcasse o maior número de resultados possíveis sobre o assunto em questão. Utilizou-se como ferramenta principal o Enfoque Meta-Analítico (EMA). Dessa maneira, a investigação fundamenta-se em relevar a importância desses estudos em prol de um rendimento aos que buscam pesquisar sobre as temáticas, tendo facilidade de acesso às informações e visando uma melhoria de tempo gasto. Essa proposta metodológica com Enfoque Meta-Analítico torna-se um norteador aos pesquisadores que desejam investigar sobre as temáticas. Em sua análise, ele mostra, por exemplo, autores mais publicados e citações de artigos relevantes, tornando assim, indispensáveis para uma boa revisão da literatura.

Biografia do Autor

Otainan da Silva Matos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestre em Educação - Gestão do Ensino da Educação Básica pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Especialização em Filosofia Contemporânea pela Faculdade de Administração Ciências, Educação e Letras (FACEL). Licenciado em Filosofia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA). Graduado em Pedagogia pela Universidade Pitágoras (UNOPAR).  É membro do Grupo de Estudos Pesquisas, Educação, Infância & Docência (GEPEID) da Universidade Federal do Maranhão.

Pedro Costa Campos Filho, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microorganismo da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia e Biotecnologia de Microorganismo da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pós-graduação em Citologia Clinica pelo Conselho Federal de Farmácia. Pós-graduação em Estética e Cosmetologia pela Faculdade Cathedral. Pós-graduação em Inovação, Gestão e Práticas Docentes no Ensino Superior pela Faculdade Santo Agostinho. Graduação em Biomedicina pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).  Professor Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da Faculdade Santo Agostinho (FASA). 

Fernanda Luiza Andrade de Azevedo, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Mestre em Biologia e Biotecnologia de Microrganismos pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz (PPGBBM/UESC). Graduação em Farmácia pela UNIME/Itabuna. Docente do curso de Medicina da Faculdade Santo Agostinho (FASA) e dos cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Educação Física e Fisioterapia da União Metropolitana em Educação e Cultura (UNIME/ Itabuna). 

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Publicado
2022-02-16
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos