A FORMULAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO - EMPODERAMENTO, GÊNESE E PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

  • Odorico Ferreira Cardoso Neto UFMT/CUA

Resumo

O artigo apresentado é fruto de pesquisa desenvolvida que teve como tema “A Formulação do Sistema Único de Educação em Mato Grosso: Empoderamento, Gênese e Participação no processo de construção do Sistema Nacional de Educação”. A pesquisa foi indagação que se dispôs a compreender a produção histórica e educacional no sentido de se vislumbrar o horizonte de um Sistema Nacional de Educação que pense a carreira, a formação inicial e continuada dos professores, técnicos, apoio administrativo. Sua problematização teve como foco o estudo da organização da educação, ecoando a contribuição do estado à formulação do Sistema Único de Educação. O objetivo foi compreender as políticas públicas de qualificação social da educação em Mato Grosso. O estudo teve como base de sustentação o materialismo histórico, método que comportou o empenho de compreensão em vista da totalidade do fenômeno estudado como “síntese de muitas determinações”. A abordagem qualitativa foi a técnica utilizada que, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com estudiosos conectados a fomentação, análise, formulação e aglutinação de esforços para refletir o Plano Nacional de Educação (PNE) na razão próxima à formulação do Plano Estadual de Educação (PEE) em Mato Grosso, tais como: Carlos Augusto Abicalil, Geraldo Grossi Júnior, Fátima Aparecida da Silva Resende, Ságuas Moraes Sousa e Henrique Lopes do Nascimento. Os resultados apontaram para a urgência de que a “educação para todos” ou a ideia de uma “pátria educadora” pode e deve se consolidar como política de Estado construída na perspectiva dos planos estaduais e planos municipais, ancorados no marco legal do Plano Nacional de Educação (PNE).

Biografia do Autor

Odorico Ferreira Cardoso Neto, UFMT/CUA

Pós-Doutorado na UNB, Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação (2015), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2006), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002), Bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), Graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), Graduação em Filosofia pelo Instituto Filosófico de Apucarana (1986). Foi professor da FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS APLICADAS DO ARAGUAIA durante 6 anos, professor da Escola Estadual de 1º e 2º Graus Antonio Cristino Côrtes por 13 anos e durante 21 anos professor do Estado de Mato Grosso, lotado na Secretaria de Educação. A partir de 1º de agosto de 2008 tornou-se professor da Universidade Federal de Mato Grosso. É professor na Classe de Associado, Doutor, Nível I, em regime de trabalho de dedicação exclusiva, no Instituto Universitário do Araguaia, Campus de Barra do Garças, professor credenciado pesquisador colaborador pleno, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, principalmente nos seguintes temas: democratização, gestão, sistema, democracia e educação.

Publicado
2018-02-16