A FORMULAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE EDUCAÇÃO EM MATO GROSSO - EMPODERAMENTO, GÊNESE E PARTICIPAÇÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Resumo
O artigo apresentado é fruto de pesquisa desenvolvida que teve como tema “A Formulação do Sistema Único de Educação em Mato Grosso: Empoderamento, Gênese e Participação no processo de construção do Sistema Nacional de Educação”. A pesquisa foi indagação que se dispôs a compreender a produção histórica e educacional no sentido de se vislumbrar o horizonte de um Sistema Nacional de Educação que pense a carreira, a formação inicial e continuada dos professores, técnicos, apoio administrativo. Sua problematização teve como foco o estudo da organização da educação, ecoando a contribuição do estado à formulação do Sistema Único de Educação. O objetivo foi compreender as políticas públicas de qualificação social da educação em Mato Grosso. O estudo teve como base de sustentação o materialismo histórico, método que comportou o empenho de compreensão em vista da totalidade do fenômeno estudado como “síntese de muitas determinações”. A abordagem qualitativa foi a técnica utilizada que, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com estudiosos conectados a fomentação, análise, formulação e aglutinação de esforços para refletir o Plano Nacional de Educação (PNE) na razão próxima à formulação do Plano Estadual de Educação (PEE) em Mato Grosso, tais como: Carlos Augusto Abicalil, Geraldo Grossi Júnior, Fátima Aparecida da Silva Resende, Ságuas Moraes Sousa e Henrique Lopes do Nascimento. Os resultados apontaram para a urgência de que a “educação para todos” ou a ideia de uma “pátria educadora” pode e deve se consolidar como política de Estado construída na perspectiva dos planos estaduais e planos municipais, ancorados no marco legal do Plano Nacional de Educação (PNE).
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).