UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO INTERIOR DA BAHIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavras-chave: ATD. Ensino de Matemática. Educação Inclusiva. Materiais Didáticos

Resumo

Este relato apresenta as contribuições de 12 professores para a indagação: Quais dificuldades e desafios você encontra para oferecer apoio pedagógico em seu ambiente de trabalho? Os professores respondentes trabalham em escolas, centros ou institutos que realizam atendimento a deficiências (visual, motora, mental, auditiva, múltiplas e pessoas com TDAH) em diversos estados brasileiros (Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina). A coleta de dados foi feita por questionário semiestruturado via e-mail. A seleção dos participantes na pesquisa ocorreu em eventos que apresentaram grupos de trabalho para Educação Inclusiva, sendo a Análise Textual Discursiva a metodologia utilizada para a análise dessas contribuições. Como resultados, a categoria Aspectos da Educação Inclusiva emergiu permitindo identificar preocupações voltadas às necessárias discussões sobre políticas públicas, aspectos psicológicos dos alunos, falhas na divulgação de materiais didáticos, e professores que desenvolvem práticas pedagógicas sem anterior vivência na educação inclusiva.

Biografia do Autor

Anderson Argolo dos Santos , Faculdade Educamais (UNIMAIS)

Especialização em andamento em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Educamais (UNIMAIS). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

Marlúbia Corrêa de Paula, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Pós-doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutora em Educação, Ciências e Matemática (PUCRS). Professora Visitante-Adjunta, Coord. do Grupo de Pesquisa Análise Textual Discursiva na Pesquisa Qualitativa com uso de CAQDAS (ATDPQ_CAQDAS) na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

 

 

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Publicado
2022-06-06