PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: UM CAMINHO PARA LIBERDADE E PROTAGONISMO JUVENIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Gilson Moraes da Costa UFMT
  • Yrla Braga Moura UFMT
  • Yandra de Oliveira Firmo UFMT

Resumo

Através da perspectiva da educomunicação, aqui entendida como um conjunto de atividades voltadas ao uso dos meios de comunicação alinhados à prática da cidadania (SORAES, 2004), este artigo desenvolve uma reflexão sobre as contribuições do cinema e do vídeo enquanto linguagens e tecnologias auxiliares no processo pedagógico do ensino regular. Adotou-se como território de pesquisa o cotidiano de duas turmas do ensino médio de uma escola pública em Barra do Garças, no estado de Mato Grosso.  O processo de investigação contemplou um conjunto de oficinas de produção audiovisual ministradas aos alunos participantes, tendo como resultado a produção de curtas-metragens do gênero documentário e ficcional. Esta experiência constatou que é possível aliar ao ensino tradicional dinâmicas educacionais mais participativas que, além do saber formal, possibilitem também experiências sociocognitivas levando os estudantes a refletirem sobre questões que envolvam sua sociabilidade e estimulando o protagonismo de suas ações.

Biografia do Autor

Gilson Moraes da Costa, UFMT

Doutorando do Programa de Pós Graduação em estudos de Cultura Contemporânea da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso, linha de pesquisa: Comunicação e Mediações Culturais. Professor do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso – campus Araguaia.

Yrla Braga Moura, UFMT

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Araguaia. Assessora Parlamentar em Barra do Garças/MT.

Yandra de Oliveira Firmo, UFMT

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, linha de pesquisa Movimentos Sociais Política e Educação Popular. Professora da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. Licenciada em Artes, Psicodramatista, Atriz e Diretora Teatral.

Publicado
2018-02-16