PRÁTICAS DISCURSIVAS DE AGENTES SOCIOEDUCADORES: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO
Resumo
Atualmente as questões da socioeducação têm sido vista como um problema social, mas que precisa ser analisado de uma forma crítica e ética. Pois, a socioeducação está cercada de tensões, violências, desinformações, que na maioria das vezes, tendem a bloquear ações emancipadoras e transformadoras. Assim, neste trabalho apresenta reflexões sobre as práticas socioeducativas e suas contribuições para a reinserção social de adolescentes em situação de risco, fazendo um paralelo entre as práticas dos agentes socioeducadores e as diretrizes socioeducativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Trata-se de um estudo fundamentado na filosofia do Realismo Crítico de Bhaskar (1989), na Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2001, 2003a); bem como da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1994). Os dados foram coletados mediante entrevistas com quatro agentes socioeducadores, do Centro Socioeducativo Complexo Pomeri em Cuiabá-MT. As análises linguístico-discursivas das entrevistas revelam as especificidades da profissão de agente socioeducador, bem como da necessidade de investimentos na formação desses profissionais.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).