PRÁTICAS DISCURSIVAS DE AGENTES SOCIOEDUCADORES: UMA ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO

  • Janice Raquel de Lima UFMT
  • Jussivania de Carvalho Vieira Batista Pereira UFMT
  • Solange Maria de Barros UFMT

Resumo

Atualmente as questões da socioeducação têm sido vista como um problema social, mas que precisa ser analisado de uma forma crítica e ética. Pois, a socioeducação está cercada de tensões, violências, desinformações, que na maioria das vezes, tendem a bloquear ações emancipadoras e transformadoras. Assim, neste trabalho apresenta reflexões sobre as práticas socioeducativas e suas contribuições para a reinserção social de adolescentes em situação de risco, fazendo um paralelo entre as práticas dos agentes socioeducadores e as diretrizes socioeducativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). Trata-se de um estudo fundamentado na filosofia do Realismo Crítico de Bhaskar (1989), na Análise Crítica do Discurso de Fairclough (2001, 2003a); bem como da Linguística Sistêmico-Funcional de Halliday (1994). Os dados foram coletados mediante entrevistas com quatro agentes socioeducadores, do Centro Socioeducativo Complexo Pomeri em Cuiabá-MT. As análises linguístico-discursivas das entrevistas revelam as especificidades da profissão de agente socioeducador, bem como da necessidade de investimentos na formação desses profissionais.

Biografia do Autor

Janice Raquel de Lima, UFMT

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Didática do Ensino Superior. Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue. Cursando Direito. Assessora Jurídica. 

Jussivania de Carvalho Vieira Batista Pereira, UFMT

Mestre em Estudos de Linguagem – Universidade Federal de Mato Grosso.

Solange Maria de Barros, UFMT

Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Pós-doutorado no Instituo de Educação (IOE) da Universidade de Londres. Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem – Universidade Federal de Mato Grosso.

Publicado
2018-02-16