EFEITOS DA PANDEMIA E O AUMENTO DAS DESIGUALDADES NA VIDA DAS CRIANÇAS: DIÁLOGOS SOBRE VIOLÊNCIAS E INDIFERENÇAS

Palavras-chave: Pesquisas. Infâncias. Pandemia. Desigualdades. Colonialidade.

Resumo

Este artigo aborda como as desigualdades sociais historicamente presentes em nossa sociedade foram acentuadas com o contexto da pandemia de Covid-19, trazendo muitos desafios para pensar a garantia dos direitos das crianças pequenas desde bebês. Tem como base o diálogo entre grupos de pesquisa que tratam de temáticas relacionadas às diferenças sociais nas infâncias, investigando as desigualdades presentes na vida das crianças brasileiras. Analisa os resultados de estudos recentes desenvolvidos no contexto atual, que nos alertam para a precariedade dos serviços e atendimento públicos em relação aos direitos fundamentais, revelando a diversidade das condições sociais das infâncias, advertindo para a necessidade de aprender com este cenário de crise pandêmica. Por fim, aponta possibilidades para pensar na "teorização da resistência" que auxilie na compreensão e enfrentamento desse cenário, que envolve várias formas de opressão, assim como apresenta possibilidades de resistência contra a colonialidade do poder.

 

Biografia do Autor

Daniela Finco, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/Guarulhos). Pós-doutorado pela Università degli Studi di Milano-Bicocca, Itália.  Doutorado em Educação na Área de Sociologia da Educação pela Faculdade de Educação da USP. Mestrado em Educação na Área de Educação, Sociedade, Política e Cultura, pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. 

Ellen de Lima Souza, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Professora Adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/- Guarulhos).  Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/SP). 

Cleriston Izidro dos Anjos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas - CEDU/UFAL. Pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutorado em Educação pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).  Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). 

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Publicado
2022-03-03