DIDATIZAÇÃO DE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM SALA DE AULA: DESVELANDO OS SENTIDOS DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS

  • Deise Baggenstoss Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso
  • Lenir Maria de Farias Rodrigues Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso
  • Marta Helena Cocco UNEMAT

Resumo

Este artigo objetiva apresentar um protótipo didático que articula um trabalho pedagógico, de tipo interventivo, com enunciados/textos publicitários estudados pelo viés da Análise Crítica Discursiva (ACD), desenvolvida por Fairclough (2016), da Teoria dos Gêneros do Discurso (BAKHTIN, 2003), com vistas a associar a práxis pedagógica aos estudos epistemológicos dos Multiletramentos postulados pelo Grupo de Nova Londres (GNL) e desenvolvidos por Rojo (2009, 2013), Rojo e Moura (2012), Rojo e Barbosa (2015). Nessa perspectiva, sem pretensões de fornecer “receitas prontas”, compartilha-se com os profissionais das linguagens um dispositivo didático-analítico que seja capaz, efetivamente, de inserir os educandos em práticas discursivas mais críticas que possibilitem transformar as ações (multi)letradas para além dos muros escolares.

Biografia do Autor

Deise Baggenstoss, Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso

Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. Licenciada em Letras (UNEMAT/ Sinop), especialista em Literatura Infanto-Juvenil (UNEMAT/ Sinop). Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras (UNEMAT/ Sinop). Bolsista Capes.

Lenir Maria de Farias Rodrigues, Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso

Professora de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso. Licenciada em Letras (UFMT), graduada em Enfermagem (Università degli Studi de Padova-Italia), especialista em Docência no Ensino Superior (FACISA -Faculdades Cathedral) e Enfermagem do Trabalho (UCDB). Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Letras-PROFLETRAS (UNEMAT/ Sinop). Bolsista Capes.

Marta Helena Cocco, UNEMAT

Professora de Literaturas da Língua Portuguesa da UNEMAT, Tangará da Serra e do Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS (UNEMAT/Sinop). Doutora em Letras e Linguística.

Publicado
2018-02-16