DIDATIZAÇÃO DE PRÁTICAS DISCURSIVAS EM SALA DE AULA: DESVELANDO OS SENTIDOS DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS
Resumo
Este artigo objetiva apresentar um protótipo didático que articula um trabalho pedagógico, de tipo interventivo, com enunciados/textos publicitários estudados pelo viés da Análise Crítica Discursiva (ACD), desenvolvida por Fairclough (2016), da Teoria dos Gêneros do Discurso (BAKHTIN, 2003), com vistas a associar a práxis pedagógica aos estudos epistemológicos dos Multiletramentos postulados pelo Grupo de Nova Londres (GNL) e desenvolvidos por Rojo (2009, 2013), Rojo e Moura (2012), Rojo e Barbosa (2015). Nessa perspectiva, sem pretensões de fornecer “receitas prontas”, compartilha-se com os profissionais das linguagens um dispositivo didático-analítico que seja capaz, efetivamente, de inserir os educandos em práticas discursivas mais críticas que possibilitem transformar as ações (multi)letradas para além dos muros escolares.
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