DIREITO TRANSLACIONAL: TEORIAS E PRÁTICAS JURÍDICAS EM INTERFACE BIDIRECIONAL A PROPOSTA DE UM NOVO MESTRADO EM DIREITO NA UEPG

Palavras-chave: Direito translacional. Teorias e Práticas Jurídicas. Pesquisa Jurídica. Pós-graduação.

Resumo

O relato de experiência expõe as bases teóricas e metodológicas contidas em uma proposta aprovada pela CAPES em 2020 para a criação de um novo programa de Mestrado em Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG, Paraná, Brasil). Como o Programa  adota como área de concentração "teorias e práticas jurídicas em perspectiva translacional", o artigo inicialmente  explica os fundamentos para a criação e consolidação da pesquisa translacional nas ciências da saúde. Em seguida, o texto busca demonstrar o potencial de interesse acadêmico, técnico-profissional e social na aplicação da perspectiva translacional ao campo jurídico. Por fim, argumenta que um compromisso sólido com uma articulação bidirecional entre teorias e práticas jurídicas pode tornar a pesquisa jurídica mais inovadora e socialmente benéfica. Por um lado, a pesquisa jurídica translacional pode romper com a tradição acadêmica de caráter puramente teórico, abstrato e dogmático, que não se preocupa com os usos práticos do Direito ou com as demandas sociopolíticas prioritárias. Por outro lado, pode também romper com uma tradição de pesquisas puramente empíricas que não oferecem nenhuma contribuição relevante para o aprimoramento teórico no quadro epistemológico e político do Direito.

Biografia do Autor

Eliezer Gomes da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutor em Direito (USP), Mestre em Criminologia (Universidade de Cambridge, Reino Unido), Mestre em Linguística (UFRJ), Graduado em Letras (UFRJ) e Direito (UERJ). Professor dos cursos de graduação e do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná. Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná.  

Referências

BRASIL, Mitie Tada L.R.F. Quadrante de Pasteur – A ciência básica e a inovação tecnológica de Donald E. Stokes. Cadernos de História da Ciência – Instituto Butantã, V (2): 85-92, Jul-Dez. 2009.

CORRÊA, Murilo Duarte Costa. O real do Direito: sobre a Filosofia do Direito de Gilles Deleuze. In: SUTTER, Laurent. Deleuze: a Prática do Direito. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2019.

CRUZ, Carlos Henrique de Brito. “Ciência: a Fronteira sem Fim”, uma apresentação. Revista Brasileira de Inovação, 13 (2), p. 241-280, julho/dezembro 2014.

DROLET, Brian C.; LORENZI, Nancy M. Translational research: understanding the continuum from bench to bedside. Translational Research, v. 157(1): 1-5, Jan. 2011.

FALBO, Ricardo Nery. Pensamento crítico, pesquisa empírica e emancipação teórica do direito. Direito e Práxis, v. 7(14): 259-290, 2016.

FORTES, Pedro. A institucionalização da Educação e da Pesquisa Jurídica: decodificando o DNA da FG Direito Rio. Revista Estudos Institucionais, v. 5 (12): i-xiii, Jan-Abr, 2019.

GALÍCIA, Caíque Ribeiro. Editorial: O pesquisador e a pesquisa em ciências criminais na contemporaneidade. Revista Brasileira de Direito Processual Penal, v. 3, n. 3: 769-787, set/dez 2017.

GUERRA, Sergio. Refletindo sobre o Ensino Jurídico no Mestrado em Direito da Regulação. Revista Estudos Institucionais, 5 (1): 20-33, Jan-Abr., 2019.

GUIMARÃES, Reinaldo. Pesquisa Translacional: uma interpretação. Ciência & Saúde Coletiva, 18 (6): 1731-1744, 2013.

HALLAK, Jaime E. C et al. Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia em Medicina Translacional (INCT-TM): abordagens metodológicas. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 31, n. 1, mar 2010, p. 83-90.

MARINCOLA, Francesco M. Translational Medicine: A two-way road - Editorial. Journal of Translational Medicine, 1 (1): 1-2, 2003.

MARQUES, Fabrício. Os impactos do investimento. Pesquisa Fapesp 246, p. 16, 23, 2016.

MONTARROYOS, Heraldo Elias de Moura. As melhores teses de Direito premiadas pela Fundação CAPES: lições epistemológicas de como se faz uma pesquisa jurídica de excelência no Brasil. Cadernos do Programa de Pós-Graduacão em Direito Direito/UFRGS, v. XI (3): 335-368, 2016.

MONTI, Laura Campolina; AZEVEDO, Nathalia Guedes. O fenômeno da repetição na pesquisa jurídica: uma análise crítica da ausência de inovação nos trabalhos acadêmicos de Direito. Revista de Pesquisa e Educação Jurídica, v. 2 (1): 57-71, Jan-Jun. 2016.

PINTO JÚNIOR, Mario Engler. Pesquisa jurídica no mestrado profissional. Revista Direito GV, v. 14 (1): 27-48, Jan-Abr. 2018.

SIEMS, Mathias M.; SÍTHIGH, Daithí Mac. Mapping Legal Research. Cambridge Law Journal, 71(3):651-67, Nov. 2012.

STOKES, Donald E. O Quadrante de Pasteur – A Ciência Básica e a Inovação Tecnológica. Campinas: Editora da Unicamp, 2005.

ZERHOUNI, 2009. Space for the Cures: Science Launches a New Journal Dedicated to Translational Research in Biomedicine. Science Translational Medicine, v. 1 (1): 1, Out. 2009.

Publicado
2021-10-06