A CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL A SERVIÇO DO PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO
Resumo
Apresentação do entrevistado:
Fabiano Hartmann, professor na Universidade de Brasília (UnB), pesquisador de IA e Direito, líder do grupo de pesquisa Doutor Ia (DR.IA) que estuda o direito, a racionalidade e a inteligência artificial, mestre e doutor em Direito, coordenador acadêmico do Projeto Victor UnB-STF, coordenador Acadêmico do Projeto Mandamus (UnB-TJRR), membro do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre Ética na produção e uso de IA no Poder Judiciário, coordenador do Projeto acadêmico Julia (Logística jurisdicional e IA), coordenador do Projeto acadêmico Confia (certificação ética), membro da International Association for Artificial Intelligence and Law (IAAIL), membro da Associação Ibero-Americana de Inteligência Artificial e Direito.
Referências
HARTMANN PEIXOTO, Fabiano; BONAT, Debora. Machine learning and the general repercussion on Brazilian Supreme Court: applying the Victor robot to legal texts, 2019. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Machine-Learning-and-the-General-Repercussion-on-to-Hartmann-Bonat/5c8b6ede2445197a4a06a711f522168d548a0ab0#paper-header. Acesso em: 29 mai.2021
HARTMANN PEIXOTO Fabiano. Direito e inteligência artificial na (não) redução de desigualdades globais: decisões automatizadas na imigração e sistemas de refugiados. Revista Direitos Culturais, v. 15, n. 37, p. 305-320, 2020.
MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. A repercussão geral no recurso extraordinário. A repercussão geral no recurso extraordinário, 2020. Disponível em: https://juslaboris.tst.jus.br/bitstream/handle/20.500.12178/180192/2020_marinoni_luiz_repercussao_geral.pdf?sequence=1. Acesso em: 29 mai.2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).