CITIZENS AS TARGETS: CAMPANHAS ELEITORAIS E ESTRATÉGIAS DE DISPUTAS POLÍTICAS NA ERA DO BIG DATA E DAS FAKE NEWS
Resumo
O trabalho tem por postulado a análise da repercussão causada pelo uso de estratégias e instrumentos tecnológicos modernos em arranjos democráticos. A investigação objetiva conceituar Big Data e Fake News, explorando sua influência em disputas políticas e eleitorais, a exemplo da ascensão da política computacional detectada em cinco casos cronologicamente selecionados. Em linhas específicas, explora-se a possibilidade de a elaboração de Fake News e o microdirecionamento de mensagens com base em dados estruturados e rotulados em Big Data consistirem em estratégias recorrentes em campanhas eleitorais ou disputas políticas. O artigo possui cunho eminentemente teórico e a abordagem científica respeita o método indutivo. Para a consecução e busca dos resultados foi utilizada a técnica de pesquisa documental e exploratória, com ênfase nas bibliografias. Como resultado, concluiu-se que estas estratégias estão fortemente presentes nas campanhas eleitorais e integram uma verdadeira targetização da opinião pública.
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