O JOGO COMO ATIVIDADE INTERATIVA E COLABORATIVA NA APRENDIZAGEM DE INGLÊS POR ALUNOS ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

  • Marco Andre Franco de Araujo Rede Municipal de Educação de Goiânia

Resumo

Este estudo relata e discute um trabalho realizado em sala de aula de língua estrangeira e busca suscitar e entender as oportunidades de aprendizagem através dos jogos. Pautados na teoria sociocultural, nos estudos sobre a interação (BROWN, 1994; HALL, 2001; RIVERS, 1987, entre outros), e, também, nos construtos sobre jogos (HADFIELD, 1999; RINVOLUCRI, 1984, entre outros), buscamos o suporte teórico para nossa pesquisa. Para isso, realizamos, em uma turma de sétimo ano da educação básica, em uma escola pública, uma investigação qualitativa em que gravamos em áudio as interações dos alunos durante a realização de atividades em que envolviam os jogos, observamos as aulas, entrevistamos os participantes e a professora para compreendermos como os jogos podem facilitar a aprendizagem da língua estrangeira.

Biografia do Autor

Marco Andre Franco de Araujo, Rede Municipal de Educação de Goiânia

Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás e professor de Inglês da Rede Municipal de Educação de Goiânia.

Publicado
2018-02-16