VISUAL LAW E LEGAL DESIGN: COMO OS RECURSOS VISUAIS DEMOCRATIZAM O ACESSO À JUSTIÇA NO BRASIL

  • Vitor Hugo da Silva Alves Universidade São Francisco (USF)
  • Luzia Bueno Universidade São Francisco (USF) https://orcid.org/0000-0003-1397-1482
  • Alexandre Marchioni Leite de Almeida Universidade São Francisco (USF)
Palavras-chave: Visual Law. Legal Design. Multimodalidade. Multiletramentos. Letramento Jurídico.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir como a utilização dos recursos visuais tais como o Visual Law e Design Thinking pode transformar a linguagem jurídica. Para isso, apresenta resultados de uma pesquisa que verificou, a partir da consulta a operadores do direito, bem como da análise dos documentos por eles produzidos, como a tecnologia aplicada por meios dos recursos visuais, tais como Visual Law e Legal Design, tem transformado os gêneros textuais jurídicos.  Como referencial teórico, assumiu-se o quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo articulado aos estudos sobre letramento. Os resultados apontam o início de uma reestruturação dos textos jurídicos, usando a multimodalidade e considerando os multiletramentos, com o fim de melhor prestar os serviços jurídicos e promover a função social da justiça, bem como democratizar o seu acesso.

 

Biografia do Autor

Vitor Hugo da Silva Alves, Universidade São Francisco (USF)

Graduado em Ciências Jurídicas pela Universidade São Francisco. Realizou Iniciação Científica na área de Educação junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade São Francisco. 

Luzia Bueno, Universidade São Francisco (USF)

Professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade São Francisco (USF). Bolsista produtividade do CNPQ. Doutora em Lingüística Aplicada pela PUC-SP. Líder do grupo ALTER-LEGE e vice-líder do grupo ALTER-AGE (Análise da Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações; e Aprendizagem, Gêneros textuais e Ensino). 

Alexandre Marchioni Leite de Almeida, Universidade São Francisco (USF)

Doutorando em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pós-graduado em Direito Privado pela Escola Paulista da Magistratura do Estado de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade São Francisco (USF). Membro do Grupo Alter Lege. Advogado. Professor da Universidade São Francisco. Assessor Jurídico da Fundação Municipal para Educação Comunitária (FUMEC), em Campinas - SP. 

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Publicado
2022-12-01