A EDUCAÇÃO EM KANT: A INTERSECÇÃO DA MODERNIDADE E DA CONTEMPORANEIDADE

Palavras-chave: Kant. Educação. Progresso Social. História da Educação.

Resumo

O artigo discute as contribuições das obras Sobre a Pedagogia (1999), Textos Seletos (1985), e outras, de Immanuel Kant, à educação contemporânea. A análise de tais obras nos permite identificar ideias sobre o homem e sua formação pedagógica, fornecendo uma ótica introdutória em relação à educação baseada nos princípios do cuidado, disciplina, instrução e formação. Ao afirmar que educação é o princípio de emancipação do homem da animalidade, Kant situa a pedagogia como elemento fundamental para construção de uma sociedade racional. Desse modo, consideramos que as contribuições kantianas trazem caracteres importantes a serem discutidos no âmbito educacional contemporâneo, tendo em vista a necessidade de perfilharmos um caminho onde o esclarecimento nos levará a emancipação e ao alcance de uma sociedade em pleno progresso.

Biografia do Autor

José Genivaldo Martires, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professor do Ensino Básico tecnológico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Maria Lenilda Caetano França, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa/PT). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Licenciada em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano . 

Waldinei Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Tiradentes (UNIT).

Referências

ARENDT, H. A condição humana. Trad. De Roberto Raposo, 10ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2000.

HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. Trad. De Ana Maria Bernardo. Lisboa: D. Quixote, 1990.

KANT, Immanuel. Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. 2.ed. Piracicaba: Editora Unimep, 1999.

KANT, I. O que é Esclarecimento? In: KANT, I. Textos seletos. Trad. De Raimundo Vier. Petrópolis: vozes, 1985.

LOCKE, John. Ensaio sobre o entendimento humano. Tradução de Anoar Aiex. 1999.

MENEZES, Edmilson. Cartas sobre educação e ensino, de Immanuel Kant. Tradução de Edmilson Menezes. Cadernos de Filosofia Alemã. Jan.-Jun. 2016.

MENEZES, Edmilson. Kant e a ideia da educação das luzes. Rev. Educação e Filosofia. Uberlândia. Vol. 14, n. 27/28 jan./jun./jul./dez. 2000. pp 113-126. RIBEIRO, Sergio A.

OLIVEIRA, E & MENEZES, E. Modernidade Filosófica: Um Projeto, Múltiplos Caminhos, Ed. UFS, 2011.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

ZANCANARO, Lourenço. Educação para a liberdade: uma perspectiva Kantiana. Rev. Bioethikos- Centro Universitário São Camilo - 2011; vol. 5, p. 93-97.

Publicado
2022-02-16
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos