O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA ENSINAR FUNÇÃO QUADRÁTICA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Palavras-chave: Tecnologias. GeoGebra. Alunos.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar se a ferramenta tecnológica GeoGebra facilita o aprendizado dos alunos no ensino de funções quadráticas e foi realizado em uma escola da rede estadual no município de Colatina (ES). A ideia é que os estudantes ao se familiarizarem com o aplicativo, pela facilidade que têm com as ferramentas tecnológicas, possam manipulá-lo sem mesmo perceber que podem aprender brincando e se divertindo. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se enquadra numa abordagem qualitativa e a investigação está alinhada dentro dos procedimentos de pesquisa-ação. Os resultados coletados e analisados do questionário revelaram que as tecnologias favorecem o aprendizado dos estudantes. A utilização do aplicativo GeoGebra, bem como de outros recursos tecnológicos tornam as aulas de matemática mais atrativas. Conclui-se que as ferramentas tecnológicas associadas ao processo de ensino da matemática, beneficiam e facilitam a aprendizagem dos alunos no ensino das funções quadráticas, impactando no desenvolvimento profissional dos professores no que diz respeito à valorização da ferramenta tecnológica para ensinar função quadrática no contexto escolar.

Biografia do Autor

Marcelo Morello, Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pela Faculadade Vale do Cricaré (FVC) Campus São Mateus-ES. Especialização em Tecnologias Educacionais (PUC-RIO).  Especialização em Coordenação pedagógica, (UFES). ós graduado em Matemática (FERLAGOS). Licenciado em Matemática (UFES). Licenciado em Pedagogia (UNIUBE-Universidade de Uberaba). Diretor da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo. 

Joccitiel Dias da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

Referências

AIOFFI, Luiz Claudio Moro. O Uso do software geogebra como recurso metodológico para o ensino de geometria no ensino médio. Dissertação de mestrado. São Mateus, ES, 2018.

ALMEIDA, M. E. B. Informática e Formação de Professores. Série de Estudos Educação a Distância. Brasília, DF: Ministério da Educação, v. 1, 2000.

BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

_____ Aprender e Ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho de 2015, p. 45-47.

BARBOSA A. F. (coord). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. TIC Educação 2013. 2014. Disponível em <http://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_DOM_EMP_2013_livro_eletronico.pdf> acesso em 10 de Set. de 2019.

BENTO, Humberto Alves. O desenvolvimento do pensamento geométrico com a construção de figuras geométricas planas utilizando o software: geogebra. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, p.89, 2010.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. 3. ed. 2. reimpr. Belo horizonte: Autêntica, 2007.

BORBA, M.; MALHEIROS, A. P.; AMARAL, R.B. Educação a distância online. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

CATANEO, Vanessa Isabel. O Uso do Software geogebra como ferramenta que pode facilitar o processo Ensino Aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental Série Finais. Orleans, 2011, p.75. Disponível em: acesso em 09 de Set. de 2019.

CRESWEL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

D’AMBROSIO, Ubiratam. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, Papirus, 1988 (Coleção Perspectiva em Educação Matemática).

FERREIRA, A.C. Metacognição e desenvolvimento profissional de professores de matemática: uma experiência de trabalho colaborativo. Campinas: UNICAMP. Tese. 2003.367p.

GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8.ed. São Paulo: Ática, 2001.

GARCES, S. B. B. Classificação e Tipos de Pesquisas. Universidade de Cruz Alta – Unicruz; Abril de 2010.

LEVÝ, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MIZUKAMI, M. das G.N. Aprendizagem da Docência: Conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Adair Mendes Nacarão e Maria Auxiliadora Vilela Paiva (orgs.). Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.213-231).

POLETTINI, A. Análise das experiências vividas determinando o desenvolvimento profissional do professor de matemática. In.: Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. Maria Aparecida Viggiani Bicudo (organizadora). São Paulo: Ed. UNESP, 1999, p. 247-262.

SILVA, E.L. da; MENEZES, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2001.

SKOVSMOSE, O. Educação Crítica: Incerteza, Matemática, Responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, Patrício do Carmo de. Uma investigação por meio de uma sequência didática com o software GeoGebra para o ensino de vetores no ensino médio. 2015. 153 p. Dissertação (Mestrado), Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Campos dos Goytacazes, 2015.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

Publicado
2022-02-14
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos