O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA TECNOLÓGICA PARA ENSINAR FUNÇÃO QUADRÁTICA NA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar se a ferramenta tecnológica GeoGebra facilita o aprendizado dos alunos no ensino de funções quadráticas e foi realizado em uma escola da rede estadual no município de Colatina (ES). A ideia é que os estudantes ao se familiarizarem com o aplicativo, pela facilidade que têm com as ferramentas tecnológicas, possam manipulá-lo sem mesmo perceber que podem aprender brincando e se divertindo. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se enquadra numa abordagem qualitativa e a investigação está alinhada dentro dos procedimentos de pesquisa-ação. Os resultados coletados e analisados do questionário revelaram que as tecnologias favorecem o aprendizado dos estudantes. A utilização do aplicativo GeoGebra, bem como de outros recursos tecnológicos tornam as aulas de matemática mais atrativas. Conclui-se que as ferramentas tecnológicas associadas ao processo de ensino da matemática, beneficiam e facilitam a aprendizagem dos alunos no ensino das funções quadráticas, impactando no desenvolvimento profissional dos professores no que diz respeito à valorização da ferramenta tecnológica para ensinar função quadrática no contexto escolar.
Referências
AIOFFI, Luiz Claudio Moro. O Uso do software geogebra como recurso metodológico para o ensino de geometria no ensino médio. Dissertação de mestrado. São Mateus, ES, 2018.
ALMEIDA, M. E. B. Informática e Formação de Professores. Série de Estudos Educação a Distância. Brasília, DF: Ministério da Educação, v. 1, 2000.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
_____ Aprender e Ensinar com foco na educação híbrida. Revista Pátio, nº 25, junho de 2015, p. 45-47.
BARBOSA A. F. (coord). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras. TIC Educação 2013. 2014. Disponível em <http://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_DOM_EMP_2013_livro_eletronico.pdf> acesso em 10 de Set. de 2019.
BENTO, Humberto Alves. O desenvolvimento do pensamento geométrico com a construção de figuras geométricas planas utilizando o software: geogebra. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, p.89, 2010.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática. 3. ed. 2. reimpr. Belo horizonte: Autêntica, 2007.
BORBA, M.; MALHEIROS, A. P.; AMARAL, R.B. Educação a distância online. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
CATANEO, Vanessa Isabel. O Uso do Software geogebra como ferramenta que pode facilitar o processo Ensino Aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental Série Finais. Orleans, 2011, p.75. Disponível em: acesso em 09 de Set. de 2019.
CRESWEL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
D’AMBROSIO, Ubiratam. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, Papirus, 1988 (Coleção Perspectiva em Educação Matemática).
FERREIRA, A.C. Metacognição e desenvolvimento profissional de professores de matemática: uma experiência de trabalho colaborativo. Campinas: UNICAMP. Tese. 2003.367p.
GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8.ed. São Paulo: Ática, 2001.
GARCES, S. B. B. Classificação e Tipos de Pesquisas. Universidade de Cruz Alta – Unicruz; Abril de 2010.
LEVÝ, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1999.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MIZUKAMI, M. das G.N. Aprendizagem da Docência: Conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Adair Mendes Nacarão e Maria Auxiliadora Vilela Paiva (orgs.). Belo Horizonte: Autêntica, 2006, p.213-231).
POLETTINI, A. Análise das experiências vividas determinando o desenvolvimento profissional do professor de matemática. In.: Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. Maria Aparecida Viggiani Bicudo (organizadora). São Paulo: Ed. UNESP, 1999, p. 247-262.
SILVA, E.L. da; MENEZES, E.M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. Florianópolis: Laboratório de Ensino à Distância da UFSC, 2001.
SKOVSMOSE, O. Educação Crítica: Incerteza, Matemática, Responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.
SOUZA, Patrício do Carmo de. Uma investigação por meio de uma sequência didática com o software GeoGebra para o ensino de vetores no ensino médio. 2015. 153 p. Dissertação (Mestrado), Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Campos dos Goytacazes, 2015.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2010.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).