EXERCÍCIOS DE OLHAR E PENSAR ACESSÍVEL EM OFICINAS CRIATIVAS DE AUDIOVISUAL COM AUDIODESCRIÇÃO

Palavras-chave: Acessibilidade comunicacional e cultural; Audiodescrição e audiovisual; Objeto de aprendizagem.

Resumo

Propor processos formativos com ênfase na acessibilidade cultural e comunicacional é uma premissa que precisa ser estimulada, considerando a perspectiva da inclusão. Pensando nessa interface e levando em conta o conceito de objeto de aprendizagem, abordamos, nesse artigo, uma iniciativa proposta por um coletivo de audiovisual da cidade de Natal/RN, intitulada "Projeto Urbanocine 2020", realizada com uma turma de jovens com faixa etária entre 14 e 21 anos do estado do Rio Grande do Norte, de escolas públicas e privadas, em formato remoto, orientando-se pela democratização do acesso de pessoas com deficiência visual a conteúdos audiovisuais, por meio da audiodescrição. A iniciativa foi delineada com a estratégia metodológica centrada na realização de oficinas intermediadas por videoaulas, considerando encontros síncronos e assíncronos. O foco das oficinas centrou-se na apresentação de conteúdos sistematizados e na experimentação prática, a partir da proposição de exercícios de criação audiovisual, pensados de forma acessível, ou seja, com o recurso de audiodescrição. A análise dessa experiência evidenciou a ampliação do entendimento do conceito de objeto de aprendizagem na perspectiva da acessibilidade comunicacional e cultural, deflagrando, nos alunos, a expansão das relações dialógicas e dos princípios alteritários, tendo como parâmetro os eixos da vidência e da não vidência.

Biografia do Autor

Mayara Bezerra Jerônimo da Silva Barreto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

ALVES, Jefferson Fernandes. A audiodescrição e a dimensão estética da apreensão das imagens por parte das pessoas com deficiência visual. In: MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos; PIRES, Gláucia Nascimento da Luz; PIRES, José. Caminhos para uma educação inclusiva: políticas, práticas e apoios especializados. João Pessoa: Ideia, 2014. Cap. 10, p. 263-276.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

BAVCAR, Evgen. O corpo, espelho partido da história. In: NOVAIS, Adalto (Org.). O homem-máquina. A ciência manipula o corpo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 135-142.

BRAGA, Juliana; MENEZES, Lilian. Introdução aos Objetos de Aprendizagem. In: BRAGA, Juliana (org.). Objetos de aprendizagem, volume 1: introdução e fundamentos. Santo André: Editora da UFABC, 2014. (Coleção Intera).

BRASIL. Lei nº 13 146, de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: MEC, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC, 2008.

CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2011. (Coleção Mimésis).

FRESQUET, Adriana Mabel. Cinema expandido na sala de aula expandida. Filme Cultura , v. 62, p. 44-46, 2017.

MELO, A. M. Acessibilidade em EaD mediada pela web: um convite à ação. In: MACIEL, C. (Org.) Educação a distância: ambientes virtuais de aprendizagem. Cuiabá: EduFMT, 2013. p. 197-218.

MIGLIORIN, Cezar. Deixem as crianças em paz: o mafuá e o cinema na escola. Seminário Pós-cinema, Pós- Fotografia, 2014.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. São Paulo: EXO experimental Org.; Editora 34, 2009.

WILEY, David. Learning objects need instructional design theory. The ASTD e-Learning handbook, p. 115-126, 2002.
Publicado
2021-06-23