O GÊNERO DISCURSIVO ARTIGO DE OPINIÃO: DA TEORIA À PRÁTICA EM SALA DE AULA

Palavras-chave: Artigo de Opinião. Sequência Didática. Pesquisa.

Resumo

Este artigo científico apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa-ação abordando uma prática com o gênero discursivo artigo de opinião. O estudo do gênero artigo de opinião considerou como aspecto primordial a funcionalidade e a importância do mesmo no aprimoramento da argumentatividade dos alunos, com o objetivo de proporcionar-lhes melhores condições de leitura e escrita. Para isso, organizou-se uma sequência didática e o seu conteúdo foi implementado em sala. Os procedimentos abrangem atividades de análise dos elementos temáticos, estruturais e linguísticos, e atividades de produção e circulação do gênero de acordo com suas características sócio discursivas.

 

Biografia do Autor

Ricardo Santos David, Florida Christian University (FCU/EUA)

Pós-Doutorado em Educação pela Florida Christian University (FCU/EUA). Mestrado e Doutorado pela Uniatlántico (Espanha). Especialista em Docência do Ensino Superior, Coordenação Pedagógica, Orientação Educacional, Literatura e Semiótica, pela Universidade Candido Mendes (Rio de Janeiro). Coordenador e Pesquisador do Centro de Estudos da Lingua(gem) pela Uniatlántico (Espanha e América Latina).

Renato Santos David, Universidade de São Paulo (USP)

Licenciado em Letras - Línguas Estrangeiras Modernas e língua Materna. Bacharel em Linguística: Ênfase Semiótica, pela Universidade de São Paulo (USP). 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos