ONDE ESTÃO AS CRIANÇAS NAS PESQUISAS ?!: AS PERSPECTIVAS E OS IMPACTOS DAS PRODUÇÕES DOS PROGRAMAS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE

Palavras-chave: Pós-graduação. Pesquisas. Educação. Nordeste. Bahia.

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados de levantamento de dados a respeito de programas de pós-graduação em educação das universidades públicas federais e estaduais da região nordeste com destaque as localizadas no estado da Bahia, analisando suas contribuições para o desenvolvimento de pesquisas no âmbito educacional do país nos últimos anos. Com o objetivo de mapear a produção da pós-graduação em educação pública da região do Nordeste visando uma análise comparativa de dados oficiais disponibilizados, até então, dados esses disponibilizados na Plataforma Sucupira entre outros, que reúnem as informações dos programas de Pós-graduação do Brasil, a presente investigação conta com vasta análise de diferentes dados que possibilitam analisar a fundo a contribuição dos programas de Pós-graduação na produção científica brasileira sobre as crianças em especial ao GT 07 (Educação de Crianças de 0 a 06 anos) da ANPEd. Trazendo pistas para pesquisas futuras.

Biografia do Autor

José Carlos de Melo, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Pós-doutor em Educação pela Universidade Católica de Santos – UNISANTOS. Docente Associado do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica – PPGEEB. Coordenador do Grupo de Estudos, Pesquisas, Educação, Infância & Docência - GEPEID.

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Publicado
2021-05-04