LITERATURAS INDÍGENAS EM DIÁLOGO COM A ETNOHISTÓRIA: A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUINDO PARA UMA FORMAÇÃO HUMANA E QUE VALORIZA AS DIFERENÇAS ÉTNICO-RACIAIS

Palavras-chave: Diferenças Étnico-raciais. Etnohistória. Literaturas Indígenas. Povos Nativos. Residência Pedagógica.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar as experiências vivenciadas na realização do subprojeto de Letras, vinculado ao Programa de Residência Pedagógica de uma universidade pública no interior do Maranhão, cujo intuito é trabalhar a Literatura Indígena em diálogo com a Etnohistória dos povos citados/autores dos textos literários analisados pelos residentes. Uma ação que visa contribuir para o conhecimento e a valorização dos saberes tradicionais dos povos nativos do Brasil, em particular aqueles referentes às suas produções literárias. Assim, este relato além de apresentar uma discussão sobre os temas centrais - Literaturas indígenas, Etnohistória, Diversidade étnico-raciais - também apresenta o percurso teórico-metodológico adotado para a construção das atividades elaboradas para serem executadas na escola. E mesmo sendo um projeto ainda em andamento, observamos que vem contribuindo de sobremaneira para a desconstrução de preconceitos e apontado caminhos possíveis para uma formação docente que respeite e valorize a diversidade.

Biografia do Autor

Lilian Castelo Branco de Lima, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (2001) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2011). Professora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, nos cursos de Graduação e Mestrado em Letras.

Natália Cristina da Silva Barros, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Aluna do curso de Licenciatura em Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão. 

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Publicado
2022-05-12