DIDÁTICA AFROCENTRADA: A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PARADIGMA NA COMPONENTE CURRICULAR DIDÁTICA NOS PAÍSES DA INTEGRAÇÃO DA UNILAB

Palavras-chave: Didática. Afrocentricidade. UNILAB.

Resumo

O artigo apresenta  a pesquisa “A Didática Afrocentrada da Unilab: A construção de uma teoria sobre o ensino para a África de língua portuguesa e a diáspora negra. A investigação foi dividida em dois momentos: a pesquisa   das práticas pedagógicas, e o estudo da base  epistemológica. Para o presente trabalho, socializa-se dados orientados pelo objetivo  investigativo específico  de contribuir para a construção de uma  base epistemológica para  a didática afrocentrada. A pesquisa é de abordagem qualitativa, delimitada para a metodologia estudo de caso. Discorre-se sobre as categorias centrais da pesquisa: didática, ensino e afrocentricidade. Apresenta-se e discute-se  o aporte teórico reunido em pesquisa exploratória, a fim de fundamentar a base epistêmica da didática afrocentrada e por fim apresenta-se as considerações finais conceituando-se a didática afrocentrada.

Biografia do Autor

Rebeca de Alcântara e Silva Meijer, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Doutora e Mestra em educação brasileira e pedagoga. Professora Associada da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).  

Igor Marcos Lemos Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Bacharel em Humanidades. Graduando em Pedagogia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). 

Dionísio Tavares de Almeida, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Bacharel em Humanidades. Graduando em Pedagogia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). 

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Publicado
2022-05-12